D+ Titulo Alistamento militar
Primeiro compromisso da vida adulta
Por Luis Felipe Soares
Diário do Grande ABC
18/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Um dos primeiros compromissos da vida adulta já está valendo para jovens do sexo masculino que irão completar 18 anos em 2017. Quem faz parte desse grupo tem até dia 30 para confirmar seu alistamento militar, atividade obrigatória para os brasileiros que destina a seus selecionados experiências de ações desempenhadas pelas entidades das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

A inscrição é gratuita, sendo que esta temporada é a primeira a contar com alistamento feito por meio da internet (www.alistamento.eb.mil.br), com o Grande ABC fazendo parte da região abrangida pela iniciativa. Quem não tiver computador deve seguir até a Junta Militar de sua cidade para utilizar as máquinas das unidades. Informações como números do RG, CPF ou certidão de nascimento são necessárias, assim como comprovante de residência e celular e e-mail para contato.

Brasileiros nessa faixa etária e que moram fora do País também devem realizar inscrição on-line. Depois, é necessário comparecer a repartição consular ou embaixada representante no local para a retirada do documento militar correspondente.

Uma multa levando em conta a quantidade de dias do não alistamento será cobrada para quem perder o prazo. Os rapazes que não contarem com o comprovante da inscrição serão impedidos de tirar outros tipos de documentos, caso de passaporte, e de se inscreverem em cursos superiores ou provas para serviços públicos.

PROCESSO - O Brasil costuma contar com cerca de 1,8 milhão de inscritos, com aproximadamente 100 mil incorporados às Forças Armadas a cada ano. Somente em Santo André, por exemplo, por volta de 5.000 jovens são aguardados para o processo. Desse total estimado, 300 são escolhidos, sendo que 100 irão servir efetivamente e o restante ficará de reserva. O grupo deverá prestar serviço durante cerca de 40 semanas, entre 1º de março e 30 de novembro de 2018, sempre das 6h às 8h, de segunda a sábado (podendo haver plantões). Existe possibilidade de que o período possa ser modificado, seja reduzido em dois meses ou ampliado em um semestre.

“O objetivo é que os participantes recebam instruções militares e sobre a formação do cidadão. Também há lições sobre temas variados, como combate a incêndio, hierarquia e disciplina”, explica Alvaro Marcelo Silva Rodrigues, subtenente do Tiro de Guerra de Santo André e chefe da inscrição da unidade. “O Tiro de Guerra visa conciliar trabalho, convívio familiar e o estudo. Não prejudica a vida do selecionado. Tudo é muito flexível. Quando há provas na faculdade, por exemplo, os jovens podem ser liberados.”

Durante o momento de seleção geral, os presentes devem indicar preferência por Exército, Marinha ou Força Aérea, mas cada entidade conta com perfis e padrões preestabelecidos. Na escolha dos candidatos, há preferência para quem realmente deseja participar do serviço militar e em relação àqueles que não contam com possíveis complicações, como passagem pela polícia ou a responsabilidade de cuidar de filhos. Apesar de boatos que ainda existem, adolescentes com tatuagem podem, sim, ser chamados para a atividade.

Segundo Rodrigues, “há algumas peculiaridades que podem impossibilitar o serviço, caso de morar muito longe do tiro. A gratuidade do jovem em pegar ônibus já não ocorre e eles teriam que pagar as passagens”. O serviço deseja conciliar a ‘vida no quartel’ com as atividades do dia a dia, não sendo uma espécie de impecilho na jornada de ninguém.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;