Nacional Titulo
Presídios do Estado devem ter 'sombra' contra celulares
Por Do Diário OnLine
21/02/2001 | 00:19
Compartilhar notícia


Depois de assistirem aos membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) articularem por telefones pré-pagos uma mega-rebelião em 29 presídios do Estado, a cúpula da segurança pública de São Paulo decidiu tomar atitudes para evitar o uso de celulares nas cadeias.

O secretário das administrações penitenciárias, Nagashi Furukawa, anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, que os presídios da zona rural de São Paulo devem entrar em uma zona de "sombra" para evitar a propagação de sinais de telefonia celular.

Furukawa afirmou que vai enviar às operadoras de celular do Estado as localizações dos presídios que devem entrar na "sombra" para que a medida de segurança seja tomada em "um prazo muito curto".

Ele explicou que a barreira aos celulares é de fácil implementação na zona rural, mas fica complicada quando se pensa na região urbana. Furukawa explicou que as operadoras ainda não têm recursos para limitar apenas a ação dos celulares nas cadeias urbanas, sem que se prejudique o serviço para outros clientes das vizinhanças.

O secretário anunciou que vai conversar com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implementar a zona de sombra nos centros urbanos.

Membros das operadoras Telesp Celular, BCP Telecomunicações, Nextel e Tess participaram de uma reunião com Furukawa nesta terça-feira e garantiram apoiar as medidas de restrição aos celulares dos presidiários. As empresas prometeram ajudar na busca de tecnologias que tornem a medida possível nas cidades.

Ainda no campo tecnológico, Furukawa prometeu a instalação de detectores de metais nas 75 unidades penitenciárias do Estado para evitar a entrada de armas e celulares nos presídios.

Os detectores devem estar instalados em 45 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;