Memória Titulo
O bi de São Caetano na Copa João Ramalho
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana Moacyr Zucatelli, a 2ª Copa João Ramalho. Foi realizada em 1971. Reuniu seleções de seis das sete cidades do Grande ABC – a exceção foi Rio Grande da Serra. E deu São Caetano, bicampeão, já que vencera o primeiro certame.

A Copa João Ramalho seria realizada por mais alguns anos, revivendo a velha rivalidade do futebol do Grande ABC, iniciada com a criação da Liga Santoandreense de Futebol, em 1940.

A LSF reunia equipes de toda a região, em animados campeonatos. Atletas foram revelados. E equipes como o Primeiro de Maio, Corinthians, EC São Bernardo, Palestra, São Caetano EC enveredariam pelo profissionalismo, anos depois, sem muito sucesso.

Mas ai estava a Copa João Ramalho, que teve cobertura completa, em todas as suas versões, pelo Diário.
Moacyr Zucatelli guardou as fotos da Seleção de São Caetano, hoje publicadas. Mas preserva, também, as fotos das seleções de Ribeirão Pires e Santo André, que publicaremos amanhã.

DOS ANAIS
São Caetano 2, Ribeirão Pires 0
Última partida da 2ª Copa João Ramalho de 1971
Estádio Lauro Gomes, hoje Anacleto Campanella, em São Caetano
Data: domingo, 2-5-1971, pela manhã.
Arbitragem: Alberto Filermo(no apito), auxiliado por Sebastião Amancio e Dárcio de Oliveira.
Gols: Adonis e Bulê, no segundo tempo
Fonte: Diário, 4-5-1971

Notícias ao prefeito Morando.
E a outros batateiros queridos

Em junho de 1972 – e lá se vão 45 anos – anunciava-se a construção de um novo supermercado em São Bernardo, o Morita, projeto do arquiteto Chibata, ao lado do Paço.

A construção, em concreto armado, foi rápida. A obra ficou pronta no mesmo ano de 1972.

Anos depois o ‘Moritão’, como era chamado, foi transferido para o Center Shop, hoje Metrópole, e suas instalações serviram ao Mercado Municipal de São Bernardo.

O Mercado Municipal não sobreviveu – diferentemente do Mercado Distrital de Rudge Ramos. Demolidas suas instalações, o espaço foi reservado ao elefante branco inacabado do Museu do Trabalho e do Trabalhador. Obra parada.

Por que não terminar a obra? Prefeito Morando, o espaço é excelente. A cidade tem material suficiente para receber – por que não? – o museu da cidade, destinado ao trabalho do marceneiro, da tecelã, do operário municipal, da costureira, da parteira, da benzedeira, do artesão. Do metalúrgico e do químico e do vidreiro e...

Espaço para receber o rico acervo automobilístico. Canoas e Gramado, no Rio Grande do Sul, desenvolvem – ou desenvolveram – projetos voltados à indústria automobilística e ao cinema. E quais são as raízes das duas atividades? Ora, é São Bernardo.

Marisa Prado, tecelã de São Bernardo, tornou-se estrela da Vera Cruz e fez sucesso até no Exterior. Apenas uma das tantas são-bernardenses que a cidade escondeu. E esqueceu. Ela morreu na Espanha.

O museu da cidade poderia fazer justiça aos seus filhos queridos, hoje sepultados no Cemitério-Museu da Vila Euclides. Ou fazendo sucesso lá fora.

Um exemplo: Isaias Pessotti, professor, literato. Filho da cidade. Livros traduzidos, do maior sucesso. Prefeito Orlando Morando, nunca o professor Isaias Pessotti foi chamado a proferir uma palestra na cidade que ele visita uma vez por ano, no Natal, para rever a Matriz da Boa Viagem, que no seu chão guarda obra do velho mariano.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 4 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6459
Manchete – Ministro Anibal Teixeira, do Planejamento, defende regime de consulta
à população
São Bernardo – Desaba parte das arquibancadas em construção do estádio do Palestra, em Ferrazópolis.
São Caetano – Escândalo do DAE apurado por duas CEIs.
Diadema – Começa terraplenagem em área para usino de lixo no Inamar. De uma faixa fotografada pelo Diário: “População resiste, queremos viver, usina de lixo não, não e não”. 
Primeira Divisão – No Bruno Daniel, Santo André 4, Bandeirante de Birigui 0.
Polícia – Mata marginal em velório de São Caetano.

Em 4 de junho de...

1917 – O Congresso Paulista de Estradas de Rodagem realiza a primeira excursão, na Estrada da Cantareira, Zona Norte de São Paulo. Participam 220 congressistas, que viajam em 55 automóveis. Fotos são tiradas. A guerra. Do noticiário do Estadão: a ocupação dos navios alemães no Porto de Santos.

Hoje

Dia Mundial Contra a Agressão Infantil
Dia do Engenheiro Agrimensor

Santos do Dia

Filippo Smaldone (Itália, Nápoles, 1848 – Lecce, 1923). Padre dedicado aos surdos. No Brasil, há um instituto com o seu nome, em Fortaleza.
São Francisco Caracciolo
Quintino
Daciano
Saturnina 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;