Cultura & Lazer Titulo
Cineasta consegue mostrar seus filmes na China
Do Diário do Grande ABC
19/01/2000 | 13:17
Compartilhar notícia


O cineasta chinês Zhang Yuan, cujos filmes estao proibidos na China, lançou esta quarta-feira em Pequim ``Dezessete anos', comovente pintura do universo carcerário chinês.

``Estou feliz por poder mostrar enfim meus filmes na China', disse Zhang Yuan, 36 anos, depois da exibiçao de ``Dezessete anos', que obteve o prêmio especial do Festival de Veneza em setembro passado.

Prudente, ele se negou a fazer comentários sobre as razoes que levaram as autoridades a liberar a difusao de seu filme.

``Dezessete anos' narra os anos de cárcere de uma jovem condenada por ter matado sua meia-irma e seu regresso à casa por ocasiao de uma permissao especial de Ano Novo, durante o qual ela se sente indesejável em sua família, que nao a esperava.

Sóbrio, dramático e comovente, este filme é o primeiro rodado numa prisao real chinesa, a de Tianjin, 200 km a Leste de Pequim. As detidas interpretaram seus próprios papéis.

Zhang Yuan é autor de cinco filmes, entre estes ``East Palace, West Palace' e ``Beijing Bastards'. Nenhum deles foi liberado até agora pela censura chinesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;