Política Titulo São Caetano
Auricchio fala em ‘dificuldade homérica’

Apesar de problemas, prefeito de S.Caetano cita ao Diário zerar fila de exames e consultas até abril

Por Felipe Siqueira
Especial para o Diário
04/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


“O começo está sendo difícil, mas o início foi muitíssimo difícil, (tivemos) dificuldades homéricas”, pontuou o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), em entrevista concedida ao DGABC TV. O tucano inaugurou série de entrevistas com chefes de Executivo do Grande ABC ao Diário referente aos 100 primeiros dias de governo.

Segundo Auricchio, o Orçamento, que já está em vigência com contingenciamento na ordem de 21%, é de R$ 800 milhões para 2017. Antes, a peça era estimada em valor pouco superior a R$ 1 bilhão. A Pasta de Esportes e Turismo vai ter, neste ano, enxugamento de cerca de 34%, Saúde conta, neste exercício, com redução de 27%, além de Educação, com 18% de corte, e Segurança, com 23% de queda na previsão.

Na Educação, Auricchio sinalizou pretensão de zerar a fila de espera de crianças a serem matriculadas no sistema de ensino da cidade até 2018. A estimativa do prefeito, na verdade, é que essa espera por vagas em salas de aula do município já seja equalizada ainda neste ano, mas o chefe do Paço reconheceu que, por enquanto, é muito difícil que isso, de fato, se concretize.

“A população aumentou (desde seu último governo, no fim de 2012). (Por causa disso, a cidade) Requer novas unidades escolares”, justificou o tucano.

No início deste ano, a Câmara de São Caetano, em sessão extraordinária convocada durante o recesso parlamentar, em janeiro, aprovou a utilização de escola próxima a posto de gasolina, algo que era proibido por meio de lei municipal, oriunda dos anos de 1970. De acordo com Auricchio, isso acabou possibilitando que quase 400 vagas fossem preenchidas e, consequentemente, a fila de espera para alunos do Ensino Infantil diminuísse. Esta história foi acompanhada, à época, pelo Diário.

Na Saúde, o plano também é zerar filas, porém, neste caso, de consultas e exames realizados em hospitais da cidade até o mês de abril. “Na Saúde, você não zera (todos os) problemas, você ameniza”, alegou.

“A gente vai reformar dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde”, completou o tucano. Além disso, Auricchio sustentou que está em andamento processo licitatório para reforma do Hospital Albert Sabin, o que, para ele, deve durar aproximadamente de seis meses a um ano. “(Por conta destas reformas) O Pronto-Socorro de São Caetano vai ser transferido para o Hospital São Caetano”, explicou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;