Internacional Titulo
Galeria dos Espelhos, em Versalhes, está parcialmente recuperada
Por Da AFP
19/12/2005 | 16:54
Compartilhar notícia


A célebre Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes, que passa por uma grande obra de restauração, poderá ser parcialmente admirada a partir desta terça-feira, com suas cores originais recuperadas.

O espaço, cuja restauração continuará até maio de 2007, é visitado anualmente por três milhões de pessoas.

Obra-prima do Palácio de Versalhes, a Galeria dos Espelhos foi construída por Jules Hardouin-Mansart entre 1678 e 1684, possui 73 metros de comprimento por 13 metros de largura. Em um de seus lados, dezessete janelas dão para o jardim do palácio. Para cada uma delas corresponde, do outro lado, uma arcada enfeitada com um espelho.

As pinturas da abóbada foram feitas entre 1681 e 1684 por Le Brun. As novas pinturas recuperaram as cores originais e os acabamentos em gesso, o brilho dourado.

A Galeria dos Espelhos, "coração e ícone de Versalhes, recuperou seu esplendor", comemorou Christine Albanel, presidente da entidade pública, destacando que as obras de restauração alcançarão um orçamento total de 12 milhões de euros.

A primeira parte da obra de restauração, hoje concluída e que abrange a metade da galeria, precisou de um ano e meio de trabalho de 60 especialistas.

Pela primeira vez desde que foi concluída sua construção, em 1684, a galeria é objeto de uma restauração total: foram trocados 700 m² de parquê, sendo restauradas as pinturas, os espelhos, mármores e bronzes limpos, enquanto se modernizou a instalação elétrica e foi incorporado um sistema antiincêndio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;