Economia Titulo Saldo
Shoppings iniciam temporada de descontos

Economia na compra de produtos chega a
70%; em janeiro, grandes redes farão promoções

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/12/2016 | 07:24
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Passado o Natal, ao percorrer os shoppings instalados no Grande ABC já é possível encontrar nas vitrines de algumas lojas com liquidações descontos que chegam a 70%. Esse é o caso do Atrium Shopping, em Santo André, com o saldão natalino. Os preços mais baixos contemplam lojas de segmentos como moda, calçados, eletrodomésticos, artigos para o lar, cosméticos e brinquedos.

“O saldão é uma grande oportunidade para os lojistas, que devem aproveitar a semana de troca de mercadorias para incrementar suas vendas no ano de 2016 e, por outro lado, o consumidor terá a oportunidade de adquirir produtos com preços atrativos”, afirma a gerente geral do centro de compras, Vanessa Nery.

No Shopping Metrópole, em São Bernardo, a Lojas Americanas já está com queima de Natal. No Shopping Praça da Moça, em Diadema, o saldão acontecerá entre os dias 5 e 8 de janeiro com descontos de até 70%.

No Golden Square Shopping, em São Bernardo, algumas lojas já estampam as vitrines com sinalização de promoções, umas com produtos mais baratos, outras com promoções na compra da segunda peça de roupa, por exemplo. Vale lembrar que essas ações são individuais de cada loja, e devem seguir pelos primeiros dias de janeiro.

REDES - Após a virada do ano também acontecem saldões em lojas específicas, como é o caso da Casas Bahia e do Ponto Frio, ambos administrados pela Via Varejo. O mesmo acontecerá com a rede Magazine Luiza, que tradicionalmente, no início de janeiro, realiza um dia da intitulada ‘Liquidação Fantástica’. No entanto, a ação não é um saldão de Natal, mas sim um período de queima de estoque.

As redes supermercadistas também entram na onda, e a partir de janeiro fazem saldões nos departamentos de eletro, bazar e têxtil, como as lojas do Grupo Pão de Açúcar, detentora das redes Extra e Assaí. O Walmart, a partir do dia 2, terá descontos e promoções em departamentos de suas unidades.

Em anos anteriores, além de os descontos nessas grandes redes ter ocorrido na semana entre Natal e Ano-Novo, o cliente também encontrava formas de pagamentos especiais, com 70 dias para começar a pagar e parcelamentos entre sete e dez vezes sem juros, por exemplo. Geralmente, as ofertas mais vantajosas se concentram nas linhas de telefonia, informática, tecnologia e linha branca (como, por exemplo, fogões, geladeiras e micro-ondas).


Procon dá dicas para quem quer aproveitar período de queima de estoque

Com preços bastante atrativos, os famosos saldões de produtos que ficaram nos estoques podem comprometer a saúde financeira das famílias se não forem aproveitados com consciência. O alerta é da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Segundo a entidade, antes de comprar, o consumidor deve ter uma reserva financeira para cobrir despesas comuns de início de ano, como IPVA, IPTU, material e uniforme escolar e férias. O ideal é limitar-se apenas ao necessário, evitando compras parceladas com juros, uso do limite do cheque especial e rotativo do cartão de crédito.

Outra dica importante dada pelo órgão é que no momento da compra o cliente não se esqueça de verificar o estado do produto, funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem.

Em caso de itens vendidos com pequenos defeitos (roupas manchadas/descosturadas ou móveis/eletrodomésticos com partes amassadas, riscos, ou ainda, de mostruário), vale exigir da loja que detalhe isso na nota fiscal, no recibo ou no pedido sobre os problemas apresentados, já que para estes não há garantia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;