Setecidades Titulo Crianças nas praias
Responsáveis devem redobrar atenção com as crianças nas praias

Desde janeiro, 646 menores se perderam no
Litoral; especialistas indicam cuidados básicos

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
28/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com a proximidade do Ano-Novo, as famílias procuram descanso e lazer, principalmente nas praias. A estimativa é a de que até 700 mil veículos trafeguem pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) em direção ao Litoral neste fim de ano. O aglomerado de pessoas amplia a preocupação dos pais em relação à segurança dos filhos pequenos. Conforme especialistas, a principal recomendação é intensificar a atenção para evitar acidentes, que as crianças se percam ou até mesmo sejam abordadas por estranhos.

Exemplo observado em Santos no dia 20 de dezembro trouxe à tona a necessidade de atenção por parte dos pais. Criança de 8 anos, de Santo André, foi arrastada para o mar por Evandro Luiz de Campos Santana, 29, que tinha intenção de beijar o menor, conforme depoimento à polícia. Ação precisa da guarda-vidas, que percebeu a movimentação, abordou o criminoso e chamou a polícia, evitou o abuso.

Para tentar prevenir ocorrências do tipo, a recomendação é que os pais mantenham distância de apenas um braço dos filhos, indica o tenente Paulo Sérgio dos Santos, relações públicas do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo). “Isso é um padrão internacional. Acima desta idade, o menor deve estar 100% na direção da vista do adulto, porém em distância que deve ser percorrida rapidamente em caso de necessidade. É importante que os pais procurem o guarda-vidas (atualmente são 1.450 em todo o Litoral) quando chegarem à praia, já que ele tem a pulseira de identificação para distribuir”, disse.

Levantamento do GBMar aponta que 646 crianças foram encontradas pelos bombeiros em todo o Litoral paulista neste ano após se perderem dos pais. “O número representa apenas as crianças que o GBMar encontrou. Imagina a quantidade (de menores) que procura ajuda nos quiosques, barracas e junto à Polícia Militar. Isso pode ser multiplicado por cinco”, afirmou o tenente.

Já os afogamentos, principal ocorrência observada pelos bombeiros no Litoral, resultaram no resgate de 2.952 pessoas e em 88 óbitos até ontem. Em 2015, foram 3.335 resgatados e 82 óbitos. Condições climáticas e a própria maré são os principais fatores de impacto neste número.

De acordo com o especialista em Segurança pública e privada Jorge Lordello, a utilização de celulares é um dos problemas. “Primeira coisa é que a criança não pode sair do campo de visão dos pais. Numa praia lotada, você tem problemas para monitorar o pequeno. Mas, atualmente o grande problema é o celular, que acaba entretendo os pais”, disse.

Já o especialista em Segurança pública José Vicente da Silva Filho destaca que o rapto é ocorrência rara. “O problema em praia é o risco de a criança se perder. Recursos como anotar o telefone dos pais até mesmo em uma peça de roupa, além de dar orientação para que o menor procure um policial caso se perca, são importantes”, afirmou.

PRAINHA
Ponto de divertimento de diversas famílias da região, a Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo, registrou movimentação intensa ontem. A orla da Represa Billings estava lotada durante a tarde, momento em que os termômetros marcavam 33°C.

Pai de menina de 8 anos, o operador de máquinas Jorge Evaldo de Souza, 36, não desgrudava os olhos da pequena. “Enquanto o pessoal fica no quiosque, fico aqui perto dela. Ainda mais nos dias de hoje, temos de ficar em cima.”

A ajudante geral Daniele Silva, 23, moradora da Zona Leste da Capital, estava responsável pela afilhada de 1 ano. Ela costuma frequentar o local com toda a família, que inclui mais de dez crianças. “A gente reveza. Enquanto a maioria se diverte, mais de uma pessoa precisam olhar os pequenos.”

Mesmo em águas calmas, o tenente dos bombeiros alertou para perigo de nadar em represa. “A profundidade aumenta muito rápido. Por conta disso, não se deve confiar em boias. Os pais devem estar próximos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;