Setecidades Titulo Há um mês
Câmara de vacinas de UBS está quebrada há um mês
Victor Hugo Storti
especial para o Diário
28/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


A UBS (Unidade Básica de Sáude) da Vila Lucinda, em Santo André, está há pelo menos um mês sem oferecer vacinas aos pacientes atendidos pelo equipamento. Isso porque a câmara para armazenamento dos medicamentos está quebrada e não há previsão para o restabelecimento do serviço.

Em visita ao local na manhã de ontem, a equipe do Diário constatou o problema. Quem busca atendimento é orientado, logo na entrada da unidade de Saúde, por meio de cartaz, a procurar a UBS Moyses Fucs, na Vila Claudio, que fica longe 15 minutos a pé da unidade da Vila Lucinda.

De acordo com funcionários da unidade, que preferiram não se identificar, o aparelho foi enviado para que a Prefeitura realize o conserto há cerca de um mês. No entanto, o último posicionamento da administração municipal é o de que estão sendo realizados orçamentos para a execução do serviço.

O manobrista Anderson de Carvalho, 37 anos, levou o filho para tomar vacinas na UBS Vila Lucinda três vezes, mas destaca nunca ter conseguido a dose necessária. “Várias pessoas não têm carro. Fica complicado levar crianças de colo para outras unidades. Isso é um descaso.”

Segundo uma das funcionárias do local, os moradores do bairro estão indignados. “A população até que é muito compreensiva. Nós temos de explicar a situação e eles entendem que a culpa realmente não é nossa.”

Na manhã de ontem, duas crianças foram atendidas pelo pediatra da unidade, mas tiveram que ser levadas até a UBS Moyses Fucs para a aplicação das vacinas. “O sentimento é de indignação, porque isso é um caso de Saúde pública, ainda mais com crianças. É uma falta de respeito com o munícipe”, considera outra funcionária do local.

Outro problema constatado pela equipe do Diário é o acúmulo de entulho na calçada que dá acesso à unidade de Saúde. Lixo, colchão velho e outros objetos descartados tomam conta do espaço e dificultam a vida dos pedestres que por ali transitam.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo André disse que a câmara de vacina está em manutenção, porém, “por falta de uma peça, ainda não há previsão para a conclusão do conserto”. Em relação ao entulho, a retirada já foi solicitada e está na programação da equipe de manutenção.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;