Política Titulo
Lula: governo tem tomado todas as providências contra gripe aviária
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
10/04/2006 | 10:37
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo brasileiro tem tomado todas as providências para evitar que a gripe aviária atinja o país. Na edição desta segunda-feira de seu programa de rádio semanal “Café com o Presidente”, Lula declarou que empresários e técnicos dos ministérios da Saúde e da Agricultura têm tomado todas as medidas para barrar a entrada da doença no Brasil.

Segundo Lula, caso a doença chegue às criações brasileiras, o governo está preparado para combatê-la. "Temos capacidade de produzir vacina, estamos com processo muito forte de fiscalização em portos e aeroportos. O governo não está esperando a doença chegar para cuidar, nós estamos preparados", afirmou.

Comentando uma visita à sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na semana passada, quando comeu uma coxinha, Lula disse que o gesto teve como objetivo mostrar à população que não há motivo para temer o consumo do frango brasileiro. "Muitas vezes se faz alarme sobre um assunto sem ter o cuidado de se informar corretamente e para que a gente não passe medo para a sociedade", disse.

Agricultura – Lula declarou ainda que além dos R$ 15 bilhões anunciados pelo governo para a agricultura na semana passada, o governo federal estuda a adoção de novas medidas de incentivo ao setor. "Além desse pacote que nós fizemos, estamos discutindo outras medidas para que possamos ter um ano de 2006 e 2007 tranqüilos na agricultura brasileira", disse.

O presidente destacou que as medidas tomadas pelo governo têm "caráter emergencial". Ele salientou que o governo federal dará atenção especial aos agricultores que têm cumprido rigorosamente com o pagamento de suas dívidas. "As pessoas que vinham pagando normalmente vão ter um tratamento muito respeitoso e atencioso do governo".

Lula também ressaltou a necessidade de pôr um fim ao refinanciamento de dívidas agrícolas de quem burla as leis. "Algumas pessoas neste país, historicamente, tomam dinheiro emprestado e não pagam; isso tem que acabar. Se nós não tratarmos com seriedade as pessoas sérias e tratarmos com mais seriedade ainda as pessoas que tentam, sempre, encontrar um jeito de enganar um banco, enganar o governo, nós não vamos resolver definitivamente o problema da agricultura".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;