Internacional Titulo
Iraque debate nesta sexta-feira o seu futuro político
Da AFP
14/04/2006 | 10:35
Compartilhar notícia


Os líderes xiitas se reunirão nesta sexta-feira com o presidente Jalal Talabani para examinar as candidaturas ao cargo de primeiro-ministro do Iraque.

"Representantes da AUI (Aliança Unificada Iraquiana) se reunirão à tarde com Talabani para debater as candidaturas ao cargo de primeiro-ministro e às outras funções na direção do Estado", declarou Bassem Charif, porta-voz do partido Fadhila, membro da coalizão xiita.

Esta aliança, que reúne sete partidos e movimentos xiitas, tem 128 deputados e é a maior bancada da Assembléia eleita em 15 de dezembro de 2005. Por isso tem o direito de propor um candidato à premier.

A AUI havia escolhido o atual primeiro-ministro, Ibrahim al-Jaafari, mas sua candidatura representa problemas porque é questionada pelas outras bancadas parlamentares, em particular por curdos e sunitas, além de uma parte da coalizão xiita. Jaafari se recusa a retirar seu nome em favor de outro candidato.

As outras nomeações incluem o conselho presidencial de três membros e a presidência do Parlamento, também composta por três representantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;