Memória Titulo Santo André
Os 49 anos do Santo André. E um obrigado a Wigand
Por Ademir Medici
18/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Como no dia 18 de setembro se comemora o 49º aniversário do clube, pergunto se há a possibilidade de inserir alguma homenagem que lembre, ao menos, da campanha de torcedores e dirigentes que juntaram latas, garrafas vazias e jornais velhos para vender e assim tirar o clube do vermelho. Isso sem contar as rifas para saldar salários de técnicos, jogadores e funcionários. Nessas passagens, o Sr. Wigand foi fundamental. E se o Santo André existe até hoje, é graças a isso.”

Cf. Valter Bittencourt, em e-mail à Memória.

 

 

Wigand Rodrigues dos Santos, Santo André FC, EC Santo André: tudo a ver. O leitor Valter Bittencourt cita o Sr. Wigand como o dirigente mais importante da história do Santo André. Sem dúvida, Wigand foi e é um nome fundamental na história do Ramalhão.

Wigand, fundador, presidente duas vezes, dirigente, torcedor, pode ser apontado também como o primeiro memorialista do EC Santo André – que o primeiro historiador foi Manoel Monteiro.

Mas é sempre importante frisar: do torcedor anônimo ao presidente, todos têm uma importância nesta história quase cinquentenária.

Um exemplo: Manoel Monteiro. Ele foi o primeiro secretário do Santo André.

E foi ao lado de Monteiro que Wigand veio à Redação do Diário, em 1985, para contar a história do clube.

Wigand e Monteiro foram entrevistados por outro especialista na história do Santo André, jornalista Divanei Guazzelli, e fotografados por Sérgio Stanziani. Dias depois, uma página inteira: ‘Santo André, 18/09/1967 – 18 anos de história’.

Prezado Valter Bittencourt, hoje podemos dizer que a história do EC Santo André o Diário vem escrevendo nestes 49 anos. Jogo a jogo, ficha técnica a ficha técnica, todas as vitórias, empates e derrotas, fase a fase, crise a crise. Dá para fazer o <CF160>Almanaque do Ramalhão, seguindo o exemplo do jornalista Celso Dario Unzelte, autor dos Almanaques do Timão e do Palmeiras, este último em parceria com Mário Sérgio Ventitti.

Tudo sobre o Santo André está na coleção do Diário e nas pastas que a jornalista Cecília Del Gesso guarda com carinho no Banco de Dados. Como aqueles documentos mostrados por Wigand e Manoel Monteiro em 1985, a ata que fala na fundação do clube na Rua Gertrudes de Lima, e a explicação de Wigand e Monteiro de que a reunião inicial, de fato, ocorreu na sede do Tiro de Guerra, na Praça 18 do Forte, numa noite tempestuosa, que a queda da energia elétrica exigiu que os esportistas tomassem as primeiras decisões à luz de vela. Wigand presente.

Era 1967; 49 anos depois, que esta data importante na vida do EC Santo André seja festejada com um alô ao Wigand, que partiu em 4 de agosto último. Para tal, reproduzimos as palavras que o jornalista Anderson Fattori escolheu, com todo acerto, para a notícia do adeus: “Wigand Rodrigues dos Santos, fundador do Santo André e salvador do clube na pior crise financeira, em 1973”. O adeus do guerreiro, aos 89 anos.

 

DATAS

1967, 18 de setembro – Nasce o Santo André FC.

1974, 10 de janeiro – O renascimento, após breve paralisação.

1975, 22 de março – Um novo nome, EC Santo André.

1981, 1º de dezembro – A festa do primeiro acesso ao futebol maior paulista.

1992, 16 de maio – Inauguração do conjunto poliesportivo.

2004, 30 de junho – Campeão da Copa do Brasil: no Maracanã, Santo André 2, Flamengo 0: o Ramalhão levantou poeira...

 

 

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 18 de setembro de 1986 – ano 29, nº 6241

Manchete – Governo age para tentar normalizar mercado de carne

Eleições – Juiz João Claudio Caldeira manda limpar pichações em dez dias em Santo André.

Loteria – O Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal sorteia o bilhete 46.127 na Praça do Carmo, em Santo André, que pagou 600 mil cruzados ao portador.

Campeonato Paralelo – No Bruno Daniel, Santo André 3, Mixto de Cuiabá 2, com 746 pagantes.

 

News Seller há 50 anos

Domingo, 18 de setembro de 1966 – ano 9, edição 437

Manchete – Uma entrevista com o novo governador do Estado, Abreu Sodré: “Minha intenção é fazer um governo em que o povo esteja presente”

News Seller mantinha uma coluna dedicada ao automobilismo: ‘Auto-News’. Editor: Eddie Pereira.

 

Em 18 de setembro de...
1881 – Giacinto Tognato nasce na Itália. Foi técnico especializado na montagem de teares ingleses nas empresas Matarazzo e Crespi. Trabalhou na Tecelagem Ipiranguinha, em Santo André. Depois montou sua própria indústria, a Fiação Tognato, que de Santo André transferiu-se para São Bernardo. Faleceu em 1967, e está sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. É nome de rua no bairro Baeta Neves.

1916 – Os moradores da Colônia Rio Grande, hoje Distrito de Riacho Grande, queixam-se contra a remoção da professora da única escola do lugar, que é fechada e transferida.

A guerra. Do noticiário do Estadão: progresso dos franceses no Somme.

1976 – Inaugurada a nova sede do Sindicato dos Químicos do ABC.

Colégio Estadual da Vila Santa Maria, em São Caetano, abre o 1º Festival de Música do Grande ABC, no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

 

Santos do Dia
São José Copertino (Copertino, Nápoles, 1603 – Convento de Osimo 1663). Sacerdote. Tornou-se um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

José de Copertino

Metódio do Olimpo

Ricarda

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 18 de setembro:

Em Minas Gerais, Aimorés, Espera Feliz e Lambari.

No Paraná, Boa Ventura de São Roque.

No Rio Grande do Norte, Carnaubais.

No Mato Grosso, Diamantino.

Na Bahia, Feira de Santana.

 

Hoje
Dia Nacional da TV

Dia dos Símbolos Nacionais

Dia do Perdão

Início da Semana Nacional de Trânsito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;