Internacional Titulo
Presidente da França quer diálogo sobre polêmico projeto
Da AFP
17/03/2006 | 11:08
Compartilhar notícia


O presidente francês, Jacques Chirac, reiterou nesta sexta-feira que o governo está pronto para o diálogo e espera que o mesmo comece o mais rápido possível, ao comentar o polêmico projeto de contrato trabalhista para jovens que já provocou grandes manifestações em todo o país.

Chirac pediu responsabilidade a todos, um dia antes da manifestação de sábado convocada pelos sindicatos de trabalhadores e organizações de estudantes universitários e secundários.

O chefe de Estado pediu calma e respeito a todos nos protestos. Além disso, voltou a defender o CPE (Contrato de Primeiro Emprego), que considera um elemento importante da política contra o desemprego dos jovens.

Centenas de manifestantes e policiais se enfrentaram na quinta-feira na praça da Universidade de Sorbonne em Paris, cenário de uma nova manifestação contra o contrato trabalhista.

O CPE, que envolve apenas os menores de 26 anos, concede aos patrões o direito de demitir os jovens nos primeiros dois anos de trabalho sem qualquer justificativa.

Entre 70 e 80 cidades foram cenários de protestos contra o CPE.

Um total de 250 mil estudantes, segundo a polícia, e de 500 mil, segundo os organizadores, saíram às ruas de toda a França para protestar na quinta-feira. Apenas em Paris, a manifestação reuniu 33 mil pessoas, de acordo com os números oficiais, e 120 mil, segundo os organizadores.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela imprensa do país, 68% dos franceses desaprovam o polêmico CPE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;