Esportes Titulo
Flamengo nao quer Cerdeira apitando a final contra o Vasco
Do Diário do Grande ABC
09/06/2000 | 00:43
Compartilhar notícia


O vice de futebol do Flamengo, Walter Oaquim, desarmou nesta quinta-feira o "acampamento" que o diretor de auditorias internas do clube, Leonardo Ribeiro - o Capitao Léo -, pretendia montar na Federaçao de Futebol do Rio de Janeiro para participar da escolha do árbitro do jogo de domingo contra o Vasco. O veto sugerido por Capitao Léo, que também é representante rubro-negro na Federaçao, aos árbitros Cláudio Vinicius Cerdeira, Ubiraci Damásio e Léo Feldman, foi descartado por Oaquim, que, apesar disso, nao mostra simpatia pelos dois primeiros juízes.

"Nao gostaria que o Cerdeira apitasse por questoes psicológicas. E nao é que o Ubiraci nao seja direito, mas ficou feliz de marcar dois pênaltis a favor do Vasco e nao apitou o que o Petkovic sofreu", queixou-se.

Cerdeira apitou Vasco 3 x 3 Flamengo, na Taça Rio, e Ubiraci, Flamengo 1 x Vasco 5, na Taça Guanabara. "Realmente os juízes foram pressionados, mas nao acredito que isso vá acontecer nas finais porque os jogos serao transmitidos para todo o Brasil. Com a naçao inteira assistindo, o juiz nao vai apitar de propósito a favor de um clube. Portanto estou despreocupado e nao vou pedir veto de ninguém", explicou Oaquim, que várias vezes acusou árbitros de apitarem a favor do Vasco.

Nos dois encontros, nesse Estadual, com o time de Sao Januário, o Flamengo teve cinco jogadores expulsos: Beto, Luiz Alberto e Fábio Baiano na Taça Guanabara e Fábio Baiano e Mozart na Taça Rio. "Até hoje nao sei por que fui expulso na Taça Rio. Só sei que nao fiz nada para merecer aquilo. Tanto que o Tribunal de Justiça Desportiva me absolveu", lembrou Fábio Baiano. Escaldado pelos dois cartoes vermelhos, o meia rubro-negro diz que os jogadores nao podem aceitar provocaçao dos adversários ou do juiz. "Temos que entrar com tranqilidade e fazer nossa parte. Cabe a nós nao entrar nas provocaçoes do Vasco nem entrar na pilha do juiz", aconselhou.

O atacante Reinaldo pensa da mesma forma que Baiano, e torce por uma arbitragem imparcial no jogo. "Espero que a Federaçao escale o melhor árbitro. O jogo vai ser nervoso, a Federaçao tem que ter consciência de que o papel do juiz vai ser importante", disse. "Os árbitros nao vao querer se complicar, todo mundo vai estar de olho neles."

Para o lateral-direito Maurinho, o árbitro que for escolhido para apitar a partida de domingo precisa ter consciência de sua importância para o espetáculo. "O árbitro pode errar para os dois lados, isso acontece. Mas nós, jogadores, temos que esquecer que ele existe e tratar de jogar futebol. É a melhor maneira de evitar problemas." O técnico Carlinhos preferiu nao entrar na discussao. "Querem colocar onda na Praia da Urca", esquivou-se.

Leandro Machado - O atacante está há dois jogos sem atuar por causa de um estranho problema: tem urinado sangue. O jogador fez exames de vários tipos, mas ainda nao descobriu a origem do problema. Nesta quinta-feira, o jogador estava aparentemente normal, mas só poderá treinar sábado. Se o problema voltar, Leandro passará a ser dúvida para o jogo de domingo. O zagueiro Luiz Alberto, que sofrera uma contratura na coxa esquerda há três semanas, está recuperado, já treina com o resto dos jogadores e deverá voltar ao time - no lugar de Fabao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;