Internacional Titulo
Suíça registra 'boom' de casamentos gays
Das Agências
13/02/2007 | 17:32
Compartilhar notícia


A Suíça registrou uma verdadeira onda de uniões entre casais homossexuais em Zurique. Em janeiro, primeiro mês da entrada em vigor em todo o país da nova lei sobre "uniões domésticas registradas", 184 casamentos de casais homossexuais ocorreram no cantão de Zurique. No mesmo período, a região mais populosa do país celebrou 280 matrimônios heterossexuais, segundo informações da agência de notícias suíça "ATS".

Entre os 184 casais gays registrados, 160 eram formados por homens. Nas outras regiões, o número de casamentos foi menor: 34 na capital Berna, 20 em Basiléia, 37 no cantão Vaud, 10 em Genebra, cinco em Valais e três em Jura.

 
Desde primeiro de janeiro, uniões formadas por parceiros de mesmo sexo podem ser oficializadas. Além do valor simbólico, o casamento traz melhorias do ponto de vista legal, especialmente em caso de doença ou falecimento do cônjuge, mas exclui a possibilidade de adoção de crianças ou reprodução assistida.

A lei sobre a união civil para os casais homossexuais foi aprovada em um referendo em 5 de junho de 2005 por 58% dos suíços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;