Nacional Titulo
Metroviários decidem manter greve nesta 3ª
Do Diário OnLine
26/06/2001 | 00:16
Compartilhar notícia


Os metroviários de São Paulo decidiram manter a greve iniciada na madrugada desta segunda-feira. A decisão, segundo o presidente do sindicato da categoria, Onofre Gonçalves de Jesus, foi "unânime". Os trabalhadores fizeram uma contraproposta ao Metrô, que só aceita negociar com o fim da paralisação.

Nesta tarde, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou a paralisação "abusiva, rebelde e ousada" e estipulou uma multa diária de R$ 100 mil caso ela fosse mantida. A penalidade só não teria efeito se os metroviários retomassem as atividades até as 22h.

A categoria reivindica 7,74% de reajuste salarial, 4,14% de produtividade e 7,86% de reposição da inflação referente ao período entre 1999 e 2000. O Metrô, que oferecia aumento de 6%, resolveu acatar a decisão do TRT e conceder reajuste de 7%. Porém, nessa condição o adicional noturno seria reduzido de 50% para 20% e a hora extra, de 100% para 50%.

Para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os causadores da greve "são uma minoria radical, que aposta no caos, que não cumpre as leis, que prejudica a população". Segundo ele, o "governo irá agir com absoluta firmeza" contra os manifestantes.

Cerca de 2,7 milhões de pessoas foram prejudicadas pela paralisação. Por essa razão, o tráfego de veículos foi intenso durante todo o dia. Às 9h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 129 quilômetros de lentidão nos principais corredores de trânsito. Às 19h, o índice de congestionamento chegou a 146 quilômetros. Em dias normais, esse número fica entre 80 e 85 quilômetros.

O rodízio municipal de veículos foi suspenso na capital paulista. A Zona Azul e as faixas solidárias também foram liberadas para todos os carros. Também por causa da greve, as composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM ) não estão parando nas estações Itaquera e Tatuapé, na zona Leste, onde é realizada a baldeação com o Metrô. As medidas também serão adotadas nesta terça-feira caso os metroviários não voltem ao trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;