Internacional Titulo
Cooperação no Iraque é tema de Bush na Ásia e na Austrália
Da AFP
14/10/2003 | 18:17
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, espera convencer, durante uma viagem à Ásia e à Austrália, a comunidade internacional, e o povo americano, de que sua política no Iraque é sólida e bem fundada. Além disso, Bush quer fortalecer o apoio internacional contra o terrorismo e abordará as negociações nucleares com a Coréia do Norte.

O presidente americano partirá nesta quarta-feira, para retornar no próximo dia 23. Após uma curta escala na Califórnia, visitará seis países, enquanto será realizado em Bancoc, nos próximos 21 e 22, o Foro de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec).

Durante a terceira viagem à Ásia, desde sua chegada à Casa Branca, Bush visitará o Japão, as Filipinas, a Tailândia, a Cingapura e a Indonésia. O presidente americano terminará sua viagem na Austrália, onde ficará por dois dias.

Enquanto os Estados Unidos tentam convencer o Conselho de Segurança de aprovar um projeto de resolução sobre o Iraque para aumentar a cooperação financeira militar internacional, os conselheiros de Bush procuram evitar qualquer atitude que dê a entender que o presidente está ansiando por ajuda. "Não diria que está mendigando, mas incentivando outras nações a contribuírem com os esforços”, ponderou um alto funcionário de Washington que não quis ser identificado.

Na Califórnia, George W. Bush se reunirá com o novo governador eleito do Estado dourado, o ator republicano Arnold Schwarzenegger e viajará em seguida para o Japão, tradicional aliado dos Estados Unidos na Ásia, para agitar com o primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, os temas da Coréia do Norte e do Iraque.

Tóquio está estudando a possibilidade de contribuir com até US$ 5 bilhões à reconstrução do Iraque, essencialmente através de empréstimos. No entanto, Koizumi certamente não enviará tropas, pois uma medida tão impopular entre os japoneses prejudicaria sua campanha para as eleições gerais antecipadas do dia 9 de novembro.

Nas Filipinas, onde ficará poucas horas, Bush agradecerá à presidente deste país, Gloria Arroyo, por seu apoio na ‘guerra contra o terrorismo’ e por sua contribuição com soldados, polícia e médicos para reforçar as forças de ocupação no Iraque.

Na Tailândia, Bush procurará ampliar a cooperação de seus colegas da Apec na luta contra o terrorismo, destacaram fontes de Washington. Em Cingapura, o presidente americano visitará algumas das empresas que assinaram contratos no Iraque, antes de viajar à Indonésia, com uma eventual escala em Bali. A viagem de Bush terminará na Austrália, outro fiel aliado dos Estados Unidos, onde ele pronunciará um discurso diante o Parlamento local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;