Internacional Titulo
Cubanos celebram o Domingo de Ramos em Havana
Por Do Diário do Grande ABC
16/04/2000 | 15:52
Compartilhar notícia


Algumas centenas de cubanos, ainda sem saber direito os cânticos e ritos católicos, se reuniram neste domingo na Catedral de Havana para celebrar o Domingo de Ramos, cuja procissao foi proibida durante muitos anos em Cuba.

A cerimônia, que atraiu principalmente senhoras, crianças e turistas, começou no pátio interno do seminário que fica atrás da catedral, onde, entre nuvens de incenso, o cardeal Jaime Ortega abençoou as palmas.

Em fila e erguendo as palmas, o grupo iniciou a procissao, encabeçada pelo cardeal e que atraiu umas 300 pessoas, em volta da catedral, no centro colonial de Havana.

A Igreja católica de Cuba comemorou nos últimos dois anos a Sexta-Feira Santa, o Domingo de Ramos e outras datas. Isso se tornou possível depois da histórica visita do papa Joao Paulo II à ilha, em janeiro de 1998.

As procissoes devem contar, como qualquer marcha ou manifestaçao pública, com autorizaçao do governo cubano. Muito comuns antes da revoluçao liderada por Fidel Castro, em janeiro de 1959, as procissoes foram proibidas na década de 60, depois que oposicionistas políticos as utilizaram para criticar o novo governo comunista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;