Memória Titulo Memória
Cromos que perpetuam

No Star, muitos foram profissionais, outros foram ídolos da várzea na juventude...

Ademir Medici
09/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“No Star, muitos foram profissionais, outros foram ídolos da várzea na juventude. Este campeonato coroa as carreiras de todos. Sempre que aparece um convite, vamos, abraçamos, pois gostamos da várzea. E nos envolvemos mesmo debaixo de chuva, na lama.”

Cf. José Roberto Squiavoni, ex-presidente do Alvinegro, hoje integrante da comissão técnica e jogador inscrito pelo Alvinegro B. Ele tem 51 anos. Nasceu no Jardim Santo Antonio. É construtor de sobrados no bairro e em Camilópolis.

Aqui estão mais duas páginas de figurinhas do Star 2015 de Santo André. O Alvinegro logrou colocar dois times entre os quatro melhores do certame. O Alvinegro B prepara-se para o jogo decisivo do próximo sábado, frente ao Cidade São Jorge – para nós, nem A, nem B. Trata-se do Clube Atlético Alvinegro.

As páginas que estamos idealizando e apresentando homenageiam o primeiro álbum de figurinhas do Grande ABC, lançado entre 1955 e 1956 por uma editora de São Caetano chamada Morcilo & Bisquolo. Naquele tempo, a maioria dos jogadores que disputam o Star hoje nem havia nascido – os outros eram crianças de colo ou pouco mais.

No álbum dos anos 1950 estão retratadas 30 equipes, a maioria da linha Santo André a São Caetano. O álbum tinha o nome de Figurinhas Varzeanas. Distribuía brindes como bolas de futebol, rádios, bonecas e bicicletas. Sede: Rua Santa Catarina, 95, 2º andar, São Caetano. Carta patente 253.

Seguimos o exemplo do álbum de 60 anos atrás: Memória faz questão de apontar as figurinhas carimbadas. A escolha fica por conta do infografista do Diário, Agostinho Fratini.

Em 9 de dezembro de...

1915 – Estão bastante adiantados os trabalhos da grande avenida que ligará Santo André ao Ipiranga e que está sendo construída por iniciativa da Companhia Melhoramentos de São Caetano.

NOTA – Abria-se a atual Avenida Presidente Wilson, que já foi nome da Avenida Dom Pedro II, em Santo André, e de trecho da Avenida Goiás, em São Caetano.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os aliados aceitarão a discussão da paz se o inimigo apresentar propostas’.

Hoje

- Dia Nacional do Fonoaudiólogo

- Dia Internacional contra a Corrupção

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Indaiatuba, elevado a município em 1859, quando se separa de Itu.

Santos do Dia

- São Juan Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474 – 1548). Índio asteca. Fervoroso devoto de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Basiano

- Leocádia

- Gorgônia

Diário há 30 anos

Domingo, 8 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6002

Mauá & Diadema – Semelhança no orçamento e nas carências; Capuava e Billings, poluição demais.

Igreja – Serão ordenados hoje os padres José Pedro Teixeira de Jesus e Airton José dos Santos, ambos com 29 anos. A cerimônia será na Catedral do Carmo.

Igreja 2 – Católicos reivindicam a volta da Rádio Nove de Julho, que o presidente Medici fechou em 1973. “Praticamente era uma das únicas expressões, naquele momento político, que exigiam respeito à dignidade do ser humano e à dignidade do Brasil” (cf. dom Jorge Marcos de Oliveira, nosso primeiro bispo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;