Memória Titulo Memória
A Ferramentaria reunida. Pela 27ª vez

Será hoje, em São Bernardo, o 27º encontro dos ferramenteiros da Volkswagen do Brasil...

Ademir Medici
19/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Será hoje, em São Bernardo, o 27º encontro dos ferramenteiros da Volkswagen do Brasil. Aguarda-se 400 deles, entre aposentados, terceirizados e da ativa, o que inclui um número cada vez maior de mulheres. Se ontem o ferramenteiro era o profissional mais gabaritado (e o mais bem pago) de uma montadora do porte da Volks, hoje ele e ela, claro, conseguem se destacar também na Era da Informática.

Imaginem, então, 400 ferramenteiros reunidos, quantas histórias a serem contadas. Que troca de experiências acontecerá entre as várias gerações.

Tem sido assim desde os primeiros encontros, realizados no extinto Volkswagen Clube. Nos primeiros, uma presença menor. Depois, um crescendo até os dias atuais – a categoria viu que as reuniões eram sérias, organizadas por abnegados e apaixonados.

Caso do Arnaldo Gonçalves Moita, como tantos, egresso da escolinha profissionalizante da Volkswagen, que se aposentou em 1999 na Ferramentaria e que hoje, como terceirizado, atua na Engenharia.

“O sentido dos nossos encontros é múltiplo, mas o principal é mostrar que, aposentado ou não, o ferramenteiro da Volkswagen não caiu no esquecimento e deve se sentir útil, sempre”, comenta Moita – Moita que não é apelido, mas sobrenome devidamente registrado na Capital, São Paulo, onde ele nasceu e onde se tornou corintiano da gema.

O encontro de hoje será no Florestal, da Rota do Frango com Polenta. Às 10h, a chegada, e a foto de todos os anos. Depois, o ingresso ao salão para o almoço, sorteio de brindes, brincadeiras, depoimentos apaixonados. A alta direção da Volkswagen se faz sempre presente. E, imediatamente, começa a se pensar no reencontro seguinte, que será o 28º.

EQUIPE

Os nomes dos amigos que pertencem à organização do almoço dos veteranos da ferramentaria da VW: Natalino Alves, Antonio Garcia, Darcy Ferreira, Arnaldo G. Moita, Sergio Savane e Ademir Munhoz.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 19 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5933

Trólebus – Divulgada planta com traçado da linha Jabaquara a São Mateus, passando por Diadema, São Bernardo e Santo André.

Educação – Professores da FEI param por um dia. Exigem reposição da perda salarial e melhores condições de trabalho.

Paranapiacaba – Condephaat (conselho estadual) estuda o tombamento da vila ferroviária.

Primeira Divisão – Ontem, na Vila Belmiro: Santos 1, Santo André 0.

Em 19 de setembro de...

1915 – Canteiros da pedreira Duarte & Aranha, de Ribeirão Pires, deflagram greve. Promovem a adesão de trabalhadores de outras pedreiras. Eloy Chaves, secretário de Justiça e Segurança Pública, é avisado e envia representante até o local.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os aliados convidam a Bulgária a definir-se’.

Hoje

- Dia do Ortopedista

- Santos do Dia

- Na estampa, São Januário ou São Gennaro. Bispo de Benevento, cidade situada a 70 quilômetros de Nápoles, na Itália. Ele e companheiros – os santos Sósio, Próculo, Festo, Desidério, Eutíquio e Acúrcio – foram martirizados em Pozzuoli, Itália, no ano 305, em perseguição à Igreja.

O sangue do mártir Januário é guardado cuidadosamente na catedral de Nápoles. Durante a sua festa, no dia 19 de setembro, todos os anos sua imagem é exposta à imensa população de fiéis. Por várias vezes, nesta ocasião a relíquia do seu sangue se liquefaz, adquirindo de novo a aparência de recém-derramado e a coloração vermelha. Um mistério que só mesmo a fé consegue entender e explicar.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Nossa Senhora da Salete

- Constância

- Afonso de Orozco

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Estadão FM (92,9). Estadão Acervo. Geraldo Nunes enumera as atrações do seu programa:

- Há 65 anos surgia a televisão no Brasil. Para marcar a data, o jornalista Gabriel Prioli está lançando a biografia de Walter Clark, o homem que deu à TV o rosto que ela tem hoje.

- Vamos contar um pouco da trajetória de um grande compositor, Gonzaguinha.

- E a última parte da história dos Rolling Stones.

Hoje, às 6h e 18h; amanhã, às 6h.

Rádio ABC (1570).Causas Nobres. Notícias e histórias das instituições sociais do Grande ABC.

Hoje, às 10h. Produção e apresentação: Antonio Dalto.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Milton Parron anuncia a sequência da série sobre Lampião:

- O filme O Cangaceiro, rodado nos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo, e todo o seu principal elenco, incluindo o diretor Lima Barreto.

- A invasão de Mossoró, única cidade que rechaçou Lampião pela bala.

- A entrada em Juazeiro do Norte, onde um só homem segurou quase 70 integrantes do bando de Lampião.

- Padre Cícero Romão, a emboscada em Angicos (RN), o fim do cangaço.

Hoje, às 11h, com reprise amanhã, às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;