Esportes Titulo
Chana é personagem
na evolução do handebol
Por Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
30/06/2011 | 07:05
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Já foram 163 jogos pela Seleção Brasileira, mas a goleira Chana garante ainda sentir frio na barriga quando entra em quadra. Aos 32 anos, ela é a mais experiente do grupo que busca o título do Pan-Americano. E ontem, mais uma vez foi destaque na vitória brasileira sobre Cuba por 36 a 21, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo. Hoje, o Brasil volta à quadra em busca do terceiro resultado positivo, às 20h, contra o Chile.

Atualmente no Randers HK, da Dinamarca, a goleira brasileira só lamenta ter de se manter fora do País. "Se eu pudesse retornaria hoje ao Brasil, mas infelizmente ainda não dá. Na Dinamarca, o handebol é o primeiro esporte, os jogos atraem de 2.000 a 3.000 pessoas por jogo e nas finais chega a 7.000", contabiliza a goleira com nome estranho, mas sem explicação. "Foi uma enfermeira que sugeriu. Na cidade onde nasci (Capinzal-SC) tem mais duas pessoas com esse nome", conta.

A primeira partida pela Seleção adulta foi em 1998, desde então muita coisa mudou. "Sempre tivemos times fortes fisicamente, mas hoje conseguimos adquirir consciência tática, disciplina e o jogo da Seleção mudou muito. Isso também faz parte do processo de amadurecimento das jogadoras que atuam na Europa", explica Chana, lembrando que das 16 atletas do grupo, 12 atuam no Exterior.

A soma da qualidade técnica com o porte físico dá resultado, tanto que o Brasil sobra em disputas pan-americanas. Depois de derrotar o México na estreia (31 a 16), impôs 15 gols de vantagem sobre Cuba, ontem. "Temos agora de pensar em conquistas mundiais para deixar a modalidade em evidência e atrair público. Esse é meu sonho", finaliza a goleira, que terá chance de realizar o desejo no fim do ano, quando o Mundial será no Brasil.

 

PAULISTÃO - Santo André e Metodista/São Bernardo se enfrentam hoje, às 20h30, pelo Estadual Feminino. O duelo será no Ginásio Camilópolis.

 

Poliesportivo recebe vistoria internacional na segunda-feira

O Mundial de Handebol será em dezembro, mas para São Bernardo - uma das quatro sedes - a competição começa segunda-feira, às 9h. Integrantes da Federação Internacional estarão no Ginásio Poliesportivo para fiscalizar a estrutura e sugerir adaptações para atender a demanda da imprensa europeia, que transmitirá ao vivo as partidas.

O secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, irá acompanhar a vistoria e imagina o tamanho do desafio. "Teremos de fazer adaptações para receber a imprensa. Espero que os técnicos antecipem o prognóstico para que possamos atender a demanda de forma antecipada."

Apesar do desejo do secretário, apenas dia 8, quando será revelado onde cada grupo irá jogar, é que será possível prever o número de profissionais da imprensa que irá cobrir o evento. "Se alguma seleção top, como França, Suécia, Dinamarca, Alemanha ou Brasil jogar em São Bernardo, certamente teremos grande procura", prevê Ferrarezi.

Sábado, às 21h, ocorre o sorteio dos grupos, no restaurante Florestal, em São Bernardo. Além da cidade do Grande ABC, Santos, Barueri e São Paulo recebem os jogos. Brasil, Rússia, Noruega, Suécia, Romênia, Dinamarca, Cazaquistão, França, Montenegro, Holanda, Croácia, Angola, Coréia do Sul, Alemanha, Tunísia, China, Espanha, Costa do Marfim, Japão, Islândia e Áustria estão garantidos no Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;