Setecidades Titulo
Viação normaliza transporte gratuito de idosos
Por Fabio Leite
Especial para o Diário
05/10/2005 | 08:35
Compartilhar notícia


Depois de dificultar o acesso gratuito de idosos aos ônibus das linhas B49, B51 e I06 na segunda-feira, a Viação Padroeira, uma das sete empresas de transporte público de Santo André, normalizou o sistema de embarque terça-feira. Os passageiros com idade superior a 60 anos voltaram a entrar pela porta traseira sem precisar pagar tarifa, como garantem lei municipal e a Constituição Federal. Segunda-feira, os motoristas da viação estavam exigindo a entrada dos idosos pela porta da frente.

"Hoje (terça-feira) foi tudo em ordem. Entrei pela porta de trás e em todo ponto que parava o motorista abria a porta de trás normalmente", contou a aposentada Nice Antonieta Vilela, 68 anos. Com receio de ser barrada novamente, a aposentada levou R$ 2 com a identidade para pagar a passagem, como foi obrigada a fazer segunda-feira.

Assim como Nice, a também aposentada Serafina da Matta Santos, 68 anos, temia ficar sem condução. "Até fiquei com medo de não me deixarem entrar porque perdi a carteirinha. E minha vizinha me disse para eu vir a pé para o Centro porque eles não estavam abrindo a porta para aposentado", disse Serafina, que subiu sem problemas em um ônibus da linha I06.

As cenas presenciadas na tarde de terça-feira foram bem diferentes de segunda-feira. Alguns motoristas nem exigiam a apresentação de documento de identificação do idoso. "Nem apresentei a carteirinha", confirmou a aposentada Alzira Ramalho Esteves, 75 anos, ao descer de um ônibus da linha B51, no Centro de Santo André."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;