Setecidades Titulo
Duas linhas não passam mais pelo Sacomã
Por Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
30/06/2007 | 07:15
Compartilhar notícia


Parte das reivindicações intermunicipais integradas ao Terminal Sacomã foi atendida ontem pelo governo do Estado. Na reunião do grupo de trabalho envolvendo o Procon de Santo André, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a SPTrans (São Paulo Transportes S/A), as empresas anunciaram a volta do itinerário das linhas 018 e 268.

A alteração, porém, não foi exatamente como se pedia. A reivindicação dos usuários do Grande ABC era que as linhas 018 e 268 voltassem a operar do modo que operavam antes da integração com o Expresso Tiradentes: seguiam pelo Ipiranga até a estação Ana Rosa do Metrô (linha azul). Ao invés disso, o Estado alterou o itinerário de duas outras linhas, 493 e 494. Agora, elas passam a fazer o itinerário das duas linhas antigas. A diferença é que o ponto final será na estação Imigrantes (linha verde). Em até 30 dias, quando a operação da estação Alto do Ipiranga estiver regular, ela passará a ser o ponto final dos trajetos. A estação seria inaugurada hoje, mas funcionará em caráter experimental, sem a regularidade das demais paradas.

Outra mudança anunciada foi a colocação de um ponto fora do Terminal Sacomã, com duas linhas de ônibus. Os itinerários seguirão até a Pompeia e o Ceasa, na Zona Oeste, passando também pela região da Avenida Paulista. Uma terceira linha circulará entre o Terminal Sacomã e o Museu do Ipiranga, atendendo a população que descia do ônibus antes de chegar à estação Dom Pedro II. Todos os trajetos passarão a ser feitos a partir de hoje.

Os anúncios feitos por representantes da EMTU e da SPTrans não foram bem recebidos por representantes do legislativo da região, presentes na reunião do grupo de trabalho do Procon.

O vereador de Santo André Luiz Zacarias (PR) disse que entrará, por intermédio do Procon, com um mandado de segurança exigindo o retorno das linhas. Zacarias disse que articulará novamente com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para que os prefeitos enviem outra carta ao governador solicitando a volta das duas linhas por completo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;