Nacional Titulo
Vazamento de óleo deixa mancha de 2 km no Rio Solimoes
Por Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 12:52
Compartilhar notícia


Trinta mil litros de óleo vazaram da balsa ``Dona Leonita I', no Rio Solimoes, que afundou domingo último em Manacapuru (AM), a 87 quilômetros de Manaus. O acidente ocorreu durante o resgate da balsa, nesta manha. Uma mancha de dois km pode ser vista descendo o Solimoes, entre Manacapuru e Manaus.

A informaçao foi divulgada pelo Instituto de Proteçao Ambiental (Ipaam), cujos técnicos tomaram as medidas de precauçao para evitar danos ao meio ambiental. ``O plano foi um fracasso', revelou o técnico do Ipaam, Sérgio Martins, que coordenou o cerco à área. Ele reconheceu que os danos serao significativos à vegetaçao aquática, mas diz que os verdadeiros impactos só poderao ser dimensionados dentro de mais uma semana, com os estudos de campo.

Os técnicos tinham providenciado o cerco ao local do acidente com bóias de isolamento. Ocorre que o vazamento aconteceu quando a balsa estava ainda no fundo do rio. Quando o volume de óleo emergiu, ele estava fora das barreiras de contençao, explicaram os técnicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;