D+ Titulo
Para que serve o dente do siso?
Por Nayara Fernandes
Especial para o Diário
19/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Muita gente treme ao saber que vai precisar sentar na cadeira do dentista. Então, quem tem a partir de 16 anos pode começar a preparar o calmante! É entre 17 e 21 anos que os sisos aparecem. Os últimos dentes da boca costumam incomodar, o que pode evoluir para dores fortes. Aí o jeito é arrancá-los mesmo.

No entanto, só um dentista pode dizer se a remoção é necessária. Ele faz isso com a ajuda de uma radiografia panorâmica, que dá ao profissional a possibilidade de ver como os dentes estão posicionados e, assim, planejar a extração.

"Como os sisos são os últimos a nascer, na maioria das vezes a retirada é necessária porque a boca não tem espaço para comportá-los. Eles também podem vir tortos e cariados", explica a ortodontista, Ingrid de Lemos Calmona. A possibilidade de entortar os outros é o principal motivo para a extração dos quatro dentes.

Arthur Genovez, 19 anos, de São Caetano, sabe muito bem a dor de cabeça que os dentes do juízo (como também são chamados) podem trazer. Ele já está sem três e aguarda a retirada do último, que deve ocorrer até o final de setembro. "Eles estavam atrapalhando e entortando os outros dentes", explica. Apesar de ser uma cirurgia chata, o garoto garante que não passou grandes apuros. "É algo rápido e que não dói muito, mas fiquei preocupado na primeira vez."

Vale lembrar que as técnicas para a remoção do siso evoluíram muito e hoje são realizadas de forma mais segura. Rodrigo Mascarini, 17, de São Bernardo, usa aparelho nos dentes e aguarda o melhor momento para a extração. "Minha dentista disse que tenho de esperar, mas por mim eles já deviam estar fora da minha boca. Quero que o tratamento termine logo."

Hora de retirar
A cirurgia para remover o siso é recomendada quando não há espaço na boca, quando o dente está torto ou quando não nasce completamente. A extração também evita cáries, já que os dentes estão em um local de difícil limpeza.

Hora certa
De acordo com os especialistas, o momento ideal para a remoção do siso é quando as raízes ainda não foram completamente formadas. Isso facilita na hora da cirurgia porque os ossos estão mais ‘moles'.

"Quanto mais novo o paciente, mais rápida é a recuperação. Mas também deve-se levar em consideração outros fatores, como posição do dente", explica a dentista Ingrid Calmona.

Para diminuir as dores na cirurgia, o uso da anestesia é essencial. Além disso, os especialistas recomendam que a extração seja feita, no máximo, de dois por vez.

Recuperação
Por mais que a cirurgia tenha sido tranquila é importante seguir direitinho as orientações do dentista. Deve-se ficar em repouso, fazer alimentação mais leve (incluindo não comer nada muito quente) e ter cuidado com a higiene bucal, que deve ser feita após cada refeição. Como a cirurgia é feita no fundo da boca, a sujeira pode gerar infecções.

Em uma semana, os pontos podem ser retirados ou, em alguns casos, eles são absorvidos pelo organismo do paciente, que nem percebe que engoliu. Isso é normal e não causa problemas. Se sentir dor ou perceber que há sangramento que não para é importante procurar o dentista.

Herança selvagem
Os sisos eram importantes na época em que ser o humano vivia na selva. Os homens das cavernas os usavam para triturar alimentos, que eram crus e muito duros. Com o tempo, a alimentação ficou pastosa e eles deixaram de ser importantes na mastigação. Tanto que em muita gente nem desenvolve.

Essa evolução contribuiu para a diminuição da arcada dentária o que, consequentemente, dificultou o posicionamento desses dentes na boca.Especialistas ainda acreditam que se os pais tiveram problemas com o siso, o filho também pode ter. A genética ajuda, mas não é determinante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;