Nacional Titulo
Exames apontam presença de chumbo em moradores da V.Carioca
Por Do Diário OnLine
13/06/2002 | 08:46
Compartilhar notícia


Os resultados dos primeiros exames feitos nos moradores da Vila Carioca, na zona Sul de São Paulo, apontaram presença de chumbo acima do nível considerado normal em nove das 28 pessoas analisadas. Eles são suspeitos de terem sido contaminados pela Shell, que enterrava metais pesados no subsolo da empresa, que fica na mesma região.

Os testes, realizados no sangue e fio de cabelo, foram feitos por um laboratório privado a pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, da Câmara dos Vereadores da cidade. As análises não são reconhecidas pela Shell ou pela Cetesb.

De acordo com o laboratório Astratom, que faz exames há cerca de um ano, quatro dos nove moradores que tiveram acusada presença de chumbo no organismo têm um quadro de contaminação considerado grave, com índices superiores a três ppm (partes por milhão) do metal no corpo. O índice considerado normal é 0,84 ppm.

O excesso de chumbo no corpo pode causar anemia, dores de cabeça, tremores, perda de memória e da capacidade de concentração, além de doenças no sistema renal e no fígado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;