Setecidades Titulo
Promotor e prefeito acionam vereador por apoiar invasão
Por Eduardo Merli e Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
31/07/2003 | 00:27
Compartilhar notícia


O vereador Aldo dos Santos (PT) somou mais duas acusações por apoiar a invasão das mais de sete mil pessoas no terreno da Volkswagen no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. O promotor de Justiça Fernando Belaz abriu inquérito para apurar se houve irregularidade no uso da Kombi que está em poder do parlamentar e que foi utilizada para transportar manifestantes para Guarulhos. O prefeito William Dib (PSB) fez uma representação contra o vereador acusando-o de incitar crimes contra a paz pública, por ter incentivado a invasão da área de 275 mil m².

Depois que o Diário publicou reportagem em que mostrava a Kombi placas BFY-9961 sendo usada para levar de volta para casa pessoas do acampamento do MTST de Guarulhos que apoiaram a invasão de São Bernardo, o presidente da Câmara, Laurentino Hilário (PSDB), abriu sindicância interna para apurar se houve irregularidade. A sindicância deve ser concluída em duas semanas.

O ofício encaminhado pelo prefeito apresenta como provas da incitação à prática de crime notas taquigráficas da sessão da Câmara de 18 de junho, em que Aldo "convocou, em público, que pessoas ali presentes passem a ocupar e entrar em áreas que deveriam ser por elas mapeadas."

A representação de Dib foi encaminhada à promotora Patricia Maria Sanvito Moroni, que requisitou inquérito policial para "apurar os delitos ali noticiados", que se referem aos artigos 286 e 287 do Código Penal, que versam sobre crimes contra a paz pública – incitar, publicamente, a prática de crime e fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime.

O promotor Belaz afirmou que abriu inquérito para apurar se a utilização do veículo público para apoiar a invasão representa uma irregularidade. O vereador se justifica alegando que a Kombi está sendo usada como apoio para serviços que os sem-teto acampados precisam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;