Setecidades Titulo
Contrato de cruzeiros deve detalhar serviços
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
13/12/2005 | 08:17
Compartilhar notícia


Neste verão, nove navios oferecem passeios turísticos pela costa brasileira, com destinos como Rio de Janeiro, Santa Catarina, algumas cidades do Nordeste e ilha de Fernando de Noronha. Punta del Este e Buenos Aires também são locais que têm grande procura. O cardápio é variado, mas, antes de contratar o serviço, é preciso conter a empolgação e concentrar-se nas informações para não estragar o passeio.

O Procon de São Paulo não tem muitas reclamações a respeito, mas orienta que o contratante informe-se sobre todos os detalhes do contrato, antes de fechar negócio. É preciso analisar com detalhes quais as acomodações oferecidas, assim como refeições, passeios nas cidades visitadas, transporte até o navio etc. Ao pisar no navio, é bom lembrar que as lojas funcionam como free shop e seus gastos são registrados em dólar.

É comum durante todo a viagem dar gorjetas aos tripulantes. Cláudia Ogata, técnica de defesa e proteção do consumidor do Procon de São Paulo, acredita que essa cobrança segue a cultura dos países onde surgiram os cruzeiros, do continente norte-americano ou europeu. “É quase que obrigatório dar gorjeta ao pessoal que carrega a mala ou faz algum favor”, explica.

Dicas

- Observe se o cruzeiro é temático e que tipo de atrações estão incluídas. Há desde passeios para solteiros, casais, famílias, de Carnaval etc.

- Fique atento para saber se é oferecido transporte aéreo ou terrestre até o local de embarque, principalmente para quem não vive na cidade portuária.

- Geralmente, bebidas não estão inclusas no pacote, verifique.

- Cheque se estão inclusas taxas portuárias ou terá que pagá-las à parte.

Moeda
-
Todo consumo no navio é cobrado em dólar. Cuidado para não agir por impulso e ter um susto com a conta final.

- É praxe dar gorjetas no navio, leve isso em conta no orçamento, principalmente porque são pagas na moeda americana.

Cabine
-
A localização e categoria da cabine é muito importante. Informe-se com o vendedor do pacote se a cabine está próxima ao elevador ou casa de máquina e se tem vista para o mar.

Horário

- Programe-se para chegar no embarque com antecedência, prevendo eventuais atrasos.

Cuidado também com os horários marcados nos passeios quando o navio atraca nas cidades visitadas. Os navios costumam partir no horário, sem pena em deixar os atrasados.  A exceção é para casos de força maior, como acidentes, quando o viajante deve negociar um acordo com a empresa.

Idioma

- Informe-se sobre o idioma falado pelos tripulantes e da existência de tradutores, especialmente em cruzeiros pelo exterior.

Temporais

- Para cruzeiros pelo exterior, informe-se sobre as condições climáticas e épocas de maior risco de enfrentar temporais.

Médicos

- Verifique a existência de uma equipe de plantão no navio e se está incluso seguro saúde no pacote.

- Cheque também quais os procedimentos em casos de emergência.

Visto

- Procure saber que documentos são necessários para cruzeiros para o exterior e se é preciso ter o visto do país visitado.

Figurino

- Observe as atividades oferecidas no navio para levar roupas indicadas, para, por exemplo, fazer ginástica ou jogar tênis. Também fique atento à realização de festas temáticas – de gala, à fantasia.

Contrato
- Leve em conta o preço total, opções de pagamento, duração do passeio, locais de saída, número de refeições diárias, hospedagem nos portos visitados, se os custos referentes a passeios estão inclusos. Como qualquer serviço, tudo o que for oferecido no pacote deve estar discriminado no contrato. O consumidor deve ficar com uma cópia do mesmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;