Internacional Titulo
Japão desiste de enviar soldados ao Iraque
Da AFP
13/11/2003 | 08:29
Compartilhar notícia


O Japão declarou, nesta quinta-feira, que “no momento não há condições para o envio de um contingente militar japonês ao Iraque”. A posição foi definida após o atentado contra tropas italianas que deixou 28 mortos nesta quarta. A explosão de um caminhão-bomba na base militar italiana em Nassiriyah matou 19 italianos e nove iraquianos.

"Se a situação permitir a participação das forças de autodefesa (Exército japonês) em uma missão no Iraque, poderão viajar em qualquer momento, mas, lamentavelmente, não vivemos uma situação deste tipo", disse o porta-voz do governo, Yasuo Fukuda.

Atendendo a uma solicitação dos Estados Unidos, o Japão aprovou em julho passado uma lei que permite o envio de militares japoneses a zonas de conflito, o que não era autorizado pela Constituição pacifista promulgada após a II Guerra Mundial.

O governo japonês planejava enviar uma primeira missão de reconhecimento com 150 militares a Samawa, no sul do Iraque, até meados de dezembro, segundo o jornal Nihon Keizai Shimbun. Esta missão de reconhecimento iria preparar a base para receber o principal do corpo expedicionário japonês - de 600 a 700 homens - em janeiro.

Previsto inicialmente para novembro, o envio do primeiro contingente japonês ao Iraque foi retardado pela primeira vez após o atentado contra a sede da ONU em Bagdá, em agosto passado. O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, porém, disse à imprensa que o Japão segue decidido a participar da reconstrução do Iraque, apesar da violência.

Repercussão

A conselheira de Segurança Nacional Americana, Condoleezza Rice, afirmou que os Estados Unidos compreendem a decisão de Tóquio de não enviar soldados para o Iraque após o atentado de Nassiriya.

"O Japão disse que queria refletir sobre em que momento fará isso. Nós compreendemos e nos sentimos totalmente apoiados pelo Japão. Acreditamos que está fazendo o que deve fazer neste momento", disse Rice.

A conselheira também destacou a participação financeira do governo japonês nos esforços de reconstrução do Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;