Esportes Titulo Novo desafio
Zanetti se diz aliviado com derrota no Mundial da China

São-caetanense prevê que pressão por bons resultados irá diminuir após medalha de prata

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
15/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Engana-se quem acha que Arthur Zanetti está chateado com a derrota na final da prova das argolas no Mundial de Nanning, na China, sábado. Ontem, o ginasta retornou a São Caetano, cidade onde treina, e explicou que o revés para o chinês Yang Liu pode ser encarado como positivo, pois alivia bastante a pressão que vinha sofrendo e lhe permite focar no adversário nos treinos.

“Tirei um peso das minhas costas. Antes eu era o cara a ser batido nas argolas, agora temos o chinês no topo e isso irá me ajudar muito a focar nos treinos e corrigir os detalhes que fizeram eu perder a medalha de ouro”, comentou o são-caetanense, que ganhou ouro na Olimpíada de Londres, em 2012, e no Mundial de 2013, disputado em Antuérpia, na Bélgica.

Apesar de minimizar os efeitos da derrota para o chinês, o resultado mostrou que Zanetti, que ganhou praticamente tudo que disputou desde 2012, não é mais imbatível nas argolas e fez o ginasta acender o sinal amarelo, saindo da zona de conforto, principalmente pensando na expectativa colocada sobre ele para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Para retomar a supremacia na prova, o são-caetanense pretende mudar a sua série. “Chegamos hoje (ontem) de viagem, vamos descansar por um dia e depois retomar os treinos. Ainda não decidimos quais elementos novos vamos colocar na série e se usaremos ou não o Zanetti (exercício inventado pelo ginasta e por isso leva seu nome), mas pretendendo aumentar em dois décimos minha nota de partida”, projetou.

O técnico do ginasta, Marcos Goto, também acredita que a derrota vai aliviar um pouco a pressão sobre Zanetti, mas revelou que o resultado já era esperado. “Isso é bom para deixar o chinês em evidência e dar um pouco mais de tranquilidade para o Arthur trabalhar. Nos últimos meses intensificamos os treinamentos no solo e no salto, provas em que o Arthur participou na disputa por equipes no Mundial de Nanning. Por isso não pudemos focar exclusivamente nas argolas, mas estamos tranquilos”, explicou.

Agora, Zanetti se prepara para disputar um festival no México nos dias 21 e 22 e fecha o calendário de 2014 com a disputa da etapa da Copa do Mundo que será realizada em Medellín, na Colômbia, nos dias 7, 8 e 9 de novembro.


Ginasta agora elogia local de treino


Se antes Arthur Zanetti aproveitava os espaços na mídia para reclamar das condições de treinamento no Agith, em São Caetano, agora o discurso é exatamente o oposto. Questionado ontem, o campeão olímpico fez questão de rasgar elogios à estrutura que tem à disposição atualmente.

“Equipamentos, colchões, temos hoje o que há de melhor no mundo para treinar. Não tenho nada do que reclamar”, comentou Zanetti, lembrando na sequência de uma antiga reivindicação. “Só o calor que continua insuportável.”

A situação melhorou da água para o vinho por conta de doação no valor de R$ 300 mil feita pela Rexona em abril. A quantia serviu para comprar equipamentos novos, todos importados da Alemanha, que atenderam à necessidade não apenas do campeão olímpico, mas também de toda a equipe que treina no ginásio de São Caetano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;