Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Serrote quente
Do Diário do Grande ABC
08/08/2019 | 10:29
Compartilhar notícia


Aos 58 anos, dona Íris ainda carrega no corpo e na memória as marcas dos maus-tratos e dos abusos sofridos nas mãos dos ex-companheiros. Com sentimentos que flutuam entre orgulho e ressentimento, mostra a cicatriz na perna, marcada com serrote quente pelo primeiro marido, com quem fugiu aos 13 anos para se casar. Mas o destino de dona Íris começou a ser traçado bem antes. Nascida em casebre de tábua nas barrancas do Rio São Francisco, na cidade baiana de Barras, sua mãe, vivendo em situação de extrema pobreza, fora abandonada pelo pai no seu nascimento, ao pedir-lhe que buscasse um quilo de açúcar. ‘Não veio nem o pai, que sumiu, nem o açúcar’, relata dona Íris. Ela só foi conhecer o pai bem mais tarde, aos 14, quando estava grávida de seu primeiro filho, Israel.

A mãe de dona Íris entregou-a, aos 7 meses, a proprietária de fazenda nas redondezas. O que, para a mãe, naquele momento de desespero frente a toda a miséria, poderia ser a salvação tornou-se pesadelo. Desde pequena, sofreu maus-tratos. Mesmo sem saber ler e escrever, aos 13, fugiu para se casar com rapaz de 18, filho da vizinha. Ficou casada por dez anos, e também foi maltratada pelo marido. ‘Me xingava, sumia, não levava comida em casa para dar dinheiro para a amante’, relembra dona Íris para, em seguida, contar a passagem que mais deixou marcas em sua memória e cicatriz eterna em seu corpo. Sentada ao pé de árvore e grávida de seu segundo filho, teve a perna marcada por seu marido com serrote quente. ‘Arrancou meu couro. Tenho essa marca até hoje’, conta.

Mais tarde, trazida para São Paulo, conheceu seu segundo companheiro. Entretanto, a história de abuso não cessou. Aos 39, decidiu se separar e, hoje, mora sozinha em Carapicuíba. Felizmente, dona Íris sobreviveu para contar sua história. Em 7 de agosto, quando são celebrados os 13 anos da sanção da Lei Maria da Penha, a realidade vivida por dona Íris ainda persiste em diversos lares. Proteger as mulheres é compromisso do governador de São Paulo, João Doria. Já nos primeiros 90 dias de sua gestão foram inauguradas dez DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher), que atuam em sistema 24 horas. Ao todo são 133 DDMs no Estado.

Outra inovação foi a criação do aplicativo SOS Mulher, pelo qual as que contam com medidas protetivas podem acionar a polícia com simples toque na tela do celular em caso de risco iminente. A Secretaria de Desenvolvimento Social integra a força-tarefa do Estado na proteção e no atendimento às mulheres vítimas de violência, com ampla rede socioassistencial, que inclui 24 abrigos institucionais. É dever de todos construirmos cultura de paz para sociedade mais justa e igualitária. E o governo de São Paulo está fazendo a sua parte.

Célia Parnes é secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Punto

Tenho automóvel Fiat Punto 2009. A Fiat chamou para recall por causa do eixo traseiro. Levei meu veículo na Salvol de Santo André porque, no meu caso, o eixo dele está trincado. Entretanto, a Fiat não tem a peça para substituição. Pergunto: como pode chamar para recall se não tem a peça? Já fiquei 15 dias sem meu carro, tive de levar de novo, dia 6, à Savol e, agora, a previsão de chegada da peça, que deve vir de Betim, em Minas Gerais, é dia 15. Assim, será quase um mês sem meu veículo, e ninguém toma providência nenhuma! 

Marcelo Alessandro de Oliveira

Rio Grande da Serra

Limpeza da imagem

Por muitos anos o ex-prefeito Celso Pitta levou a fama de ter sido um dos piores prefeitos da Capital paulista. Injustamente, já que era excelente técnico. Mas, por não ser político, deixou os malufistas dominarem a prefeitura. Mas como o tempo é o senhor da razão, vieram Gilberto Kassab, Fernando Haddad e Bruno Covas para limpar a imagem dele. Esses três conseguiram destruir São Paulo.

Moyses Cheid Junior

Capital

Entrevista da semana

Como é gratificante começar a semana lendo entrevista tão boa, como a com o advogado Leandro Petrin (Política, dia 5). Não o conheço pessoalmente, mas nos renova as esperanças saber que ainda temos pessoas com lucidez e clareza tanto na política como na Justiça. Afinal, somos muito mais que meros espectadores, somos os atores principais, pensamos muito além do que um ‘tico e teco’ e podemos nos expressar muito além dos 280 caracteres. Passou da hora de entendermos que a sociedade não se resume a apenas dois lados. Ela é plural e assim tem de ser. Também concordo que a Operação Lava Jato é importante e trouxe muitos avanços, porém, é preciso que haja respeito às leis, senão de nada adiantará. Como bem disse o entrevistado, ‘lei é para todos’. E que bom seria se todos, inclusive juízes e promotores, obedecessem às nossas leis. Parabéns ao senhor Leandro Petrin por suas posições. Parabéns a este Diário pela brilhante entrevista com o advogado.

Francisco de Oliveira Junior

Santo André

Deus nos ajude!

Claramente herdado da catastrófica e destrambelhada administração anterior, e mesmo com todas as dificuldades e tropeços, o governo atual caminha firmemente em busca de solução que possa tirar o País do profundo abismo econômico-social e político no qual está mergulhado. Para os beligerantes e vingativos inimigos do Estado – entenda-se como oposição –, é impensável que este governo progrida, agem nos bastidores estratégicos da sociedade no sentido de confundir o cidadão menos informado e procuram de todas as maneiras sabotar quaisquer que sejam as reformas e demais iniciativas saneadoras que certamente beneficiariam a Nação como um todo. A ordem é atirar para todos os lados. Onde acertar é lucro. Que Deus nos ajude!

Luís Fernando

Laguna (SC)

Lula – 1

Providencial a suspensão da transferência de Lula de Curitiba, no Paraná, para o presídio de Tremembé, no Interior de São Paulo. Quem garante que não seria conspiração ou armadilha para dar sumiço ao ex-presidente dentro desse presídio, verdadeiro ‘ninho de cobras’? 

Isaura Feleguer

Ribeirão Pires

Lula – 2

O STF (Supremo Tribunal Federal) usurpou o papel do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o tribunal de segunda instância, ao suspender a transferência de Lula de Curitiba para Tremembé, em São Paulo. Ou seja, hoje no Brasil o STF é presidente, vice e tudo mais. Vergonha! Lula tem oito processos nas costas! E os outros brasileiros, aos milhares, presos, que ficam anos esperando o STF se pronunciar, como ficam? O Brasil, com essa Justiça, sempre vai cometer injustiças. 

Maria M. J. Simões

Capital

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.