Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Semana do meio ambiente
Idec
06/06/2019 | 07:23
Compartilhar notícia


Todos os dias, o planeta sofre muito devido a estilo de consumo irresponsável. Litros de água potável escorrendo das torneiras, plástico nos oceanos e gases poluentes saindo dos carros são algumas das ações que degradam o meio ambiente. O termo consumo sustentável surge para conscientizar a população e diminuir ao máximo os impactos ao meio ambiente. Conheça os sete ‘Rs’ e saiba como ter padrão de consumo mais consciente.

1 – Reduza

Diminua o consumo de água e de luz em sua casa reutilizando a água que sobrou do último enxágue da máquina para lavar o quintal, diminuindo o tempo de banho e trocando lâmpadas incandescentes por fluorescentes, por exemplo. Você também pode diminuir o uso de produtos de higiene e limpeza convencionais, que são superpoluentes, fabricando-os em casa.

2 – Repense

Procure utilizar menos seu carro. Ande mais a pé, de bicicleta, use transporte coletivo ou mesmo táxi: é mais barato e você evita emissão de poluentes.

3 – Responsabilize-se

Pergunte e pesquise sobre a origem dos produtos que você consome. Veja se os fabricantes não estão envolvidos com desmatamento ilegal e trabalho escravo, por exemplo. Evite o desperdício de alimentos e planeje melhor suas compras. Priorize frutas e legumes da estação e, se possível, adquira alimentos orgânicos, de preferência em feiras especializadas. Nelas, você compra direto do produtor e os alimentos são mais baratos que nos supermercados. Consulte a mais próxima de você no mapa de feiras orgânicas do Idec. Você também pode cobrar das empresas de eletroeletrônicos uma política de fabricação de produtos com baixo consumo de energia e maior prazo de duração.

4 – Reintegre

Seu lixo orgânico também pode ser reaproveitado em sua casa com a compostagem, que é espécie de ‘reciclagem dos resíduos orgânicos’. Essa técnica permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem etc) em adubo. É processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

5 – Recuse

Quando for fazer compras, leve sua sacola retornável para evitar pegar as plásticas. Recuse também comprar produtos com embalagens desnecessárias – por exemplo, prefira frutas e legumes a granel do que embalados em bandejas de isopor no supermercado. Pressione também empresas a diminuir ou eliminar embalagens desnecessárias (como a caixa do tubo de pasta de dentes: são duas embalagens para um produto só).

6 – Reaproveite

Na hora de construir ou reformar, avalie os produtos que utilizará e, no projeto, busque meios de facilitar reúso de água (por meio de cisterna, por exemplo) e avalie a possibilidade de instalar painéis de energia solar. Organize com amigos, familiares ou colegas de trabalho bazar para troca de produtos que estão encostados no fundo do armário. Se você tem crianças em casa, pense também em trocar brinquedos e roupas que não servem mais.

7 – Recicle

Separe materiais descartáveis do lixo orgânico em sua casa. Se não existir coleta seletiva em sua cidade, procure uma cooperativa de catadores para encaminhar os produtos para reciclagem. Informe-se sobre locais para descarte apropriado de eletroeletrônicos, como celulares e computadores velhos. Alternativa é perguntar ao fabricante ou à loja onde comprou sobre locais para fazer o descarte correto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.