Cultura & Lazer Titulo Cannes
Palma de Ouro divide imprensa francesa
25/05/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


As reações não poderiam ter sido mais desencontradas na imprensa francesa. Le Figaro fez trocadilho com Palme d'Or e intitulou "La Palme Dort" ("A Palma Dorme") sua análise da premiação deste ano. O jornal tomou clara posição pelo filme francês Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois.Para o Figaro, o filme do tailandês Apichatpong Weerasethakul é tedioso, incompreensível e alucinatório.

Libération, pelo contrário, abraçou a decisão do júri presidido por Tim Burton. "Rêve d'Or pour Weerasethakul" ("Sonho de ouro para Weerasethakul") foi a manchete de ontem do jornal, que considera o filme tailandês mágico e desconcertante.

Figaro não poupou nem o prêmio de interpretação para Juliette Binoche. O jornal considerou antiético que sua foto ornasse o cartaz da 63ª edição e ela estivesse em competição. Juliette foi a estrela ‘incontornável' do festival. Ela riu, chorou, assumiu o comprometimento político, batendo-se pela libertação do cineasta Jafar Panahi, preso no Irã. Para o Figaro, o prêmio para Juliette foi uma tomada de posição do júri.

SURPRESA
Estranho, experimental, majestoso, mágico - todos esses adjetivos foram usados pelos críticos para tentar definir o ganhador da Palma de Ouro. Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives é o quinto filme de Weerasethakul. Você vai conhecê-lo um pouco melhor em setembro, quando ele promete participar, como artista plástico, da 29ª Bienal de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;