Economia Titulo
Setor de franquias cresce 15% em 2007
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
29/01/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Abrir uma franquia pode ser um bom negócio. Só no ano passado, o setor de franchising apontou um crescimento na ordem de 15%. Isso representa um faturamento de R$ 46 bilhões, no País.

Hoje são mais de 65 mil pontos de vendas, ou seja, quase 1.200 marcas operando no mercado, ante 1.030 em 2006.

O balanço, feito pelo diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo, revela ainda que em 2007 o segmento foi responsável por gerar cerca de 28 mil novos postos de trabalho, o dobro do que foi gerado em 2006.

“A conjuntura econômica melhorou em 2007. A classe C passou a participar mais ativamente do mercado, assim como a renda dos assalariados cresceu. Isso possibilitou um consumo maior do que em 2006”, explica Camargo.

Ele cita a expansão do crédito e a queda nas taxas de juros como sendo fatores que contribuíram para os bons resultados do setor.

Além disso, Ricardo afirma que, o mercado de franquias reage mais rapidamente aos fatores positivos do mercado. “O setor tem estrutura e programa de marketing estabelecido. Trabalhamos com as marcas no mercado. Isso favorece nosso crescimento”, disse.

Para 2008, a associação pretende manter o mesmo crescimento de 15%. “Acreditamos que a economia vai continuar favorável e manteremos esse índice. O que é muito bom”, completa Camargo.

Cuidados - Mesmo com a expansão do setor, abrir uma franquia não é tão fácil quanto parece. O empresário que deseja investir no segmento precisa estar atento a uma série de detalhes. De acordo com Ricardo Camargo, é essencial que a pessoa escolha o ramo de atividade que mais se identifica.

Ter entre 50% e 60% do capital para abertura da franquia é o segundo passo.

“É essencial que a pessoa faça uma pesquisa de mercado, para ver se a marca continua consolidada”, aconselha. Ele acrescenta que saber escolher onde vai ser instalada a franquia é outro ponto importante.

“Por último, o empresário deve entrar em contato com o maior número de franqueados da marca para saber como andam as vendas e aceitação do consumidor”, completa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;