Memória Titulo
Apresentamos Benjamin Versolato, um novo historiador

Benjamin Versolato, 80 anos celebrados em 27 de maio. Nascido e criado em São Bernardo. Descendente dos colonos que fundaram

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Benjamin Versolato, 80 anos celebrados em 27 de maio. Nascido e criado em São Bernardo. Descendente dos colonos que fundaram a Vila Baeta Neves, em 1927. Poeta, cronista, artesão, pintor. E historiador.

Em 2007, foi convidado a proferir palestra aos alunos da Escola Estadual Maria Iracema Munhoz, por iniciativa da sua vizinha, professora Lúcia Melges. Compareceu muitas vezes à escola. Desembaraçado, fez grande sucesso, e a pedido da própria Lúcia produziu um trabalho de memória importantíssimo para a história local, que permanecia inédito e que começa a ser mostrado hoje por Memória, no encerramento da Semana São Bernardo.

"Classifico-me como o Índio do Baeta, o nosso Risca-Faca famoso, hoje uma cidade dentro de São Bernardo", diz o Sr. Benjamin.

Três mil citações formam sua obra maior. São carinhosamente desenhadas em vários cadernos com sua letra elegante. Mas as memórias da infância e juventude ganham pela originalidade.

A FAMÍLIA

Benjamin Versolato é filho de Giacomo Versolato e dona Angelina Marchioni. O casal teve nove filhos: Assunção Angelica (a Nena), Antonio (o Tonico), Juliano, Amabile, Constante, Maria do Carmo, Joana, Benjamin e Clarivalde Versolato, presidente da Associação dos Funcionários Públicos Aposentados.

Benjamin casou-se com Maria José. Tiveram um filho, Edécio, a neta Gisele e o bisneto Gustavo.

FOTO

Os noivos Amabile e Joaquim Mendes (o Quincas) no casamento celebrado em 1948: são rodeados pelos irmãos Nena, Joana, Juliano, Tonico e Maria do Carmo; agachados: Clarivalde, Benjamin e Constante.

Crônica de Ribeirão Pires

Texto: Aida Arnoni Bressan

Ribeirão Pires tem os seus campeões de xadrez. Dois nomes: o jovem Daniel Carpinelli, campeão pelo Grande ABC em 1958; e Adolfo Bressan, campeão da cidade no mesmo ano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 30 de agosto de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) desafia o terror e diz que ministério não muda.

Santo André - Casa Publicadora Brasileira comemora 80º aniversário.

São Bernardo - Vila São José ganha Centro Educacional.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Quando o otimismo torna-se oportuno.

Polícia - Fugitivo de Diadema é morto em tiroteio.

EM 30 DE AGOSTO DE...

1960 - Câmara Municipal de Santo André realiza estudos para construção de um teatro municipal.

1970 - Ônibus voltam a correr no itinerário Taboão (São Bernardo), Vila Morais, Jardim da Saúde, Ipiranga e Cambuci (São Paulo). A linha havia sido paralisada em 1968.

1970 - Prefeitura de São Bernardo entrega a Cidade da Criança reformulada, com 134 brinquedos e novas obras: trenzinho, cartódromo mirim e minicirco.

Trabalhadores

Nascem em 30 de agosto:

1908 - Mauricio Ávila Amor, de Córdoba, Espanha. Mecânico da CBC. Residia à Rua Nova Iorque, 194.

1911 - André Benuncio, do Espírito Santo do Pinhal. Operário da CBC. Residia à Rua Conselheiro Lafaiete, 640.

1918 - Otávio Janikins, de São Sebastião (SP). Operador. Residia em São Caetano.

Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Falecimentos

Julia Gasser foi costureira de alto padrão em Santo André. Os vestidos de noiva que confeccionava eram finíssimos. Calma, paciente e talentosa, chegava a empregar 20 mil pedras colocadas à mão em cada vestido. Lojas de marca de São Paulo encomendavam a ela camisas, calças,

roupas de festa com mil detalhes e engomadas.

E ela conseguia atender aos pedidos com muita dedicação. Roupa de grife.

Há 12 anos, dona Júlia passou a trabalhar com a

neta Regiane em feiras de artesanato. E lá ia ela, toda entusiasmada, montando barracas no Paço Municipal ou participando de feiras em Riacho Grande e na festa do Pilar, em Ribeirão Pires. Vendia almofadas aromáticas com ervas medicinais. Há dois anos, ela e a neta chegaram a fazer 2.000 coelhos em tecido, sempre com o máximo de disposição.

Dona Julia contava histórias antigas, como a travessia do Atlântico num vapor, em companhia dos pais, Verônica e Paulo, e dos irmãos. Um irmão chegou a nascer no navio. Ao chegar ao Brasil, ela tinha 8 anos. Sua família morou em Itararé (SP) e ali dedicou-se à criação do bicho-da-seda. Depois, a mudança para o bairro da Lapa. Já casada com Enil Gasser, e com as duas filhas, Ida e Irma, chegou a Santo André. Em uma semana, ergueram as paredes e telhados da casa no bairro Valparaíso, onde a família

se fixou. O marido trabalhava numa encadernadora

da cidade.

Júlia Gasser partiu aos 87 anos e está sepultada no Cemitério Santo André. Deixa seis netos.AM

SÃO BERNARDO

Vagner Garcia, 34. Natural de São Bernardo. Dia 24. Cemitério

Jardim da Colina.

José Eduardo dos Santos, 25. Natural de São Bernardo. Dia 23. Cemitério do Baeta.

SÃO CAETANO

Cemitério das Lágrimas:

Benedito de Siqueira Passos, 60. Natural de Quipapa (PE). Dia 18.

Mariuza Terezinha Lenzarini, 58. Natural de Bofete (SP). Dia 19.

Adilson Piasotto, 48. Natural

de São Caetano. Dia 18.

Zuleide Marina Freire, 40. Natural de São Caetano. Dia 23.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;