Setecidades Titulo
Grande ABC não adere ao Dia Mundial Sem Carro
Por Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
22/09/2009 | 06:59
Compartilhar notícia


O Dia Mundial Sem Carro não chegou ao Grande ABC. Apenas dois municípios da região planejam ações específicas para a data, comemorada hoje em cerca de 2.000 cidades ao redor do mundo.

As prefeituras de Diadema e Ribeirão Pires informaram que terão redução na frota de veículos oficiais, distribuição de folhetos sobre educação no trânsito e plantio de árvores. Na Capital, estão previstas palestras e ações de concientização nas ruas.

O prefeito de Diadema, Mario Reali (PT), afirma que irá trabalhar a pé, caminhando cerca de um quilômetro e meio da casa dele até a sede administrativa. José Vicente de Almeida Moraes, secretário de Transportes de Ribeirão Pires, pretende pegar carona com colegas.

Ribeirão Pires informou que a "frota da administração municipal será usada apenas para serviços essenciais, e os servidores públicos serão orientados a deixar seus veículos em casa." Diadema afirma que está "realizando ações de conscientização sobre os impactos dos veículos no município", além de ter plantado 200 mudas de árvores.

Os prefeitos de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra não devem incentivar os moradores das suas cidades a deixarem os carros na garagem. A região tem uma frota estimada em 1.025.360 veículos, entre carros de passeio e motos, e convive diariamente com engarrafamentos e excesso de tráfego nos horários de pico.

Pesquisa recente mostra que o morador do Grande ABC que usa o carro como principal meio de locomoção perde, em média, 58 minutos por dia. Quem anda de ônibus fica uma hora e 48 minutos parado no trânsito.

O posicionamento das administrações é diferente do que ocorreu ano passado, quando três cidades aderiram à campanha. Candidatos à reeleição, os prefeitos de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), e de Riberião Pires, Clóvis Volpi (PV), fizeram caminhadas até seus gabinetes. João Avamileno (PT), prefeito de Santo André, andou de bicicleta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;