Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Filmes destacam obras de fotógrafos internacionais
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
17/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Fotografia é o mote da mostra de filmes "A Invenção de um Mundo" que estará, de amanhã até domingo, no Itaú Cultural, em São Paulo. São 14 fitas, entre documentários e ficções, que retratam os trabalhos dos fotógrafos participantes de exposição homônima, com visitação até 13 de dezembro no mesmo local.

Os fotógrafos em questão são nove artistas que têm seus trabalhos no acervo da "Maison Européenne de La Photographie", em Paris. Trata-se de importante coleção da fotografia contemporânea mundial.

A mostra de filmes, com curadoria de Eder Chiodetto e Jean-Luc Monterosso, é composta por documentários, contos, esquetes e videoperformance. A abertura, às 20h de amanhã, contará com dois títulos: "A Visão da Câmera" e "A Curvatura do Espaço: Georges Rousse" e o "Projeto Durham".

O primeiro filme, com 23 minutos, documenta a criação de quatro fotografias de Sandy Skoglund, norte-americana dedicada à criação de imagens surrealistas em estúdio. Sem interferência de photoshop.

A outra exibição (56 minutos) é um registro do trabalho do fotógrafo francês Georges Rousse na cidade de Durham, nos Estados Unidos. Ele transformou prédios históricos em obras de arte com ajuda dos moradores locais.

Na quinta-feira, às 20h, haverá sessão da única fita com classificação indicativa de 16 anos (todas as outras são 14 anos). É Orlan, Arte Carnal, videoperformance em que a artista francesa Orlan passa por cirúrgia plástica em um questionamento aos padrões de beleza. Aviso: há cenas de nudez, escatologia, erotismo e imagens fortes da cirurgia.

Sexta, a sessão também será às 20h. No sábado haverá exibições às 16h, 18h e 20h e, no domingo, às 18h e 20h.

A Invenção de um Mundo Mostra de filmes. De amanhã ao dia 22. No Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, São Paulo. Tel.: 2168-1776. Entrada franca. Programação completa no site www.itaucultural.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;