Política Titulo Sozinho
Isolado, PT de S.Caetano
tenta integração regional
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
23/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O diretório do PT de São Caetano tenta se aproximar dos correligionários do Grande ABC, na intenção de apagar fiascos de eleições passadas e contribuir ao projeto eleitoral de renovação no comando do Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff, e da investida para tomar o governo do Estado do PSDB.

Para convencer os petistas de outras cidades de que podem contribuir com o projeto regional para o pleito de 2014, os são-caetanenses exibem a construção de uma chapa única para o PED (Processo de Eleição Direta) de novembro como forma de provar que não há resquício de crise. A última disputa foi marcada por racha entre um bloco liderado pelo primeiro suplente de vereador, Ricardo Rios, e o ex-parlamentar Edgar Nóbrega.

O presidente local, Márcio Della Bella, trabalha ao lado do vereador Pio Mielo, Rios e outras lideranças, como a ex-parlamentar Vera Severiano, para garantir a unidade. A movimentação na sigla é vista com bons olhos pelo coordenador regional do PT, Humberto Tobé. "Tenho acompanhado de perto esse processo e eles estão fazendo a lição de casa. Todos estão conscientes do movimento que devem fazer. O PT unido é imbatível", avaliou.

Dentro do contexto eleitoral, Pio defende que o PT de São Caetano responda à nomeação do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB) como secretário de Esporte, Lazer e Juventude. "Foi nomeado para defender os ideais tucanos e conservadores na região. Nós, ao lado do PMDB, temos a responsabilidade de dar esse combate", disse o vereador.

O diretório também tem cobrado auxílio do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), para acelerar conversas para o partido integrar o governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Além de ser líder regional do PT, Marinho tem bom relacionamento com Pinheiro. Durante a campanha eleitoral o peemedebista foi acusado de contar com apoio velado do chefe do Executivo da cidade vizinha.

Seguidos erros do diretório de São Caetano arranharam a imagem do PT em nível regional e atrapalharam a relação. Desde a eleição de 2006, quando o ex-vereador Hamilton Lacerda figurou como um dos protagonistas do escândalo da compra de dossiês contra tucanos, que ficou conhecido como ‘aloprados', a legenda nunca mais havia encontrado equilíbrio entre as lideranças.

No ano passado, foi a vez de o então prefeiturável Edgar Nóbrega figurar em um vídeo que trouxe suposta negociação com o ex-secretário de Governo Tite Campanella (DEM) de um ‘mensalinho' por oposição branda, além de tratarem sobre verba para vencer a eleição interna de 2009. O caso tirou Nóbrega da disputa pelo Paço e está sendo investigado pelo Ministério Público. Após avaliação da comissão de ética municipal, o ex-vereador foi afastado da agremiação .

"Nosso partido foi usado de maneira pejorativa pelas candidaturas do Pinheiro e da Regina (Maura Zetone, PTB). Isso prejudicou nosso planejamento que era de eleger, pelo menos, três vereadores (a sigla fez uma cadeira no pleito do ano passado)", reclamou Tobé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;