Setecidades Titulo Conselheiros
Sto.André elege amanhã dez conselheiros
Bruno Ribeiro
17/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Santo André elege amanhã os dez novos conselheiros tutelares da cidade. A votação ocorre das 9h às 17h em 31 pontos diferentes. O voto é aberto a todos os eleitores residentes no município, mas é facultativo.

É um evento importantíssimo, que geralmente não é tratado com o devido valor pelos cidadãos. Prova disso é que a secretária adjunta de Inclusão Social da Prefeitura, Maria Júlia Deptulski, espera que apenas 3% dos eleitores compareçam às urnas.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar por todas as crianças que têm seus direitos civis violados - em casos que vão desde a falta de vagas em creches e hospitais até quando os menores são vítimas de violência ou abuso sexual.

Os conselheiros têm a atribuição de orientar a administração municipal na elaboração do orçamento da cidade. Como tem contato próximo com os problemas que as crianças enfrentam, o conselho orienta os investimentos em creches, escolas ou postos de saúde, dependendo da maior necessidade de cada região.

Para se ter uma idéia das responsabilidades de um conselheiro, as atitudes dele (como pedido de perda de guarda de uma criança) só podem ser contestadas na Justiça.

A eleição de amanhã tem 39 candidatos para dez vagas, cinco em cada um dos dois órgãos da cidade. Eles terão mandato de três anos - podendo ser reeleitos por uma vez -, e receberão salário de cerca de R$ 1.500. Segundo a secretária-adjunta Maria Júlia, a propaganda das eleições fica por conta dos próprios candidatos, que fazem campanha junto ao núcleos onde atuam, apesar de a Prefeitura divulgar as eleições.

A secretária-adjunta dá um conselho que é válido para todas as eleições: "as pessoas têm de saber que não podem votar em um candidato porque ele ou ela é amigo (a) ou parente de alguém. Precisam escolher quem acredita que fará o melhor trabalho à frente do conselho".

INFORMAÇÕES - As listas dos candidatos e dos locais de votação, divididos por zonas eleitorais, estão disponíveis no site da Prefeitura de Santo André: www.santoandre.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;