Setecidades Titulo Promessa
IML de Mauá deve
sair do papel no
1º semestre de 2014

Secretário acena para abertura de unidade em reunião com prefeitos no Consórcio

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
19/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Reivindicada há pelo menos uma década, a unidade do IML (Instituto Médico-Legal) em Mauá deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2014. Os planos foram revelados pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em reunião na manhã de ontem com os sete prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal.

A expectativa de Grella é que a abertura seja possibilitada após a finalização do concurso que aumentará em 64% o efetivo da Polícia Técnico-Científica. Serão contratados 1.853 médicos-legistas, peritos e outros profissionais para todo o Estado, e parte desses profissionais viriam trabalhar em Mauá.

A meta do secretário, conversada com os prefeitos, é reduzir o deficit de policiais existente. Grella admitiu que o Grande ABC precisa de pelo menos mais 660 agentes, sendo 460 militares e 200 civis.

“Nossa prioridade é o preenchimento dessas vagas”, disse o chefe da Pasta. Segundo ele, o processo de contratação dos policiais para região deverá ser concluído até dezembro, quando se encerra o processo do concurso público.

Presidente do Consórcio, o prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) avaliou como positivo o fato de pelo menos haver prazo para que a secretaria atenda a algumas demandas dos governos locais.

“Nós temos um ponto de partida, que é a falta de efetivo. Assim que esses novos policiais estiverem trabalhando, vamos pensar em soluções. É uma agenda que estamos construindo”, avaliou Marinho.

A Prefeitura de Mauá diz que a área para a instalação do IML está reservada desde a primeira gestão de Oswaldo Dias (PT), entre 1997 e 2000. Trata-se do local onde hoje funciona a administração do Cemitério Santa Lídia, no Jardim Santa Lídia.

“Quando o Estado informar que irá implementar o IML em Mauá, mudo imediatamente a administração do cemitério de lugar. Alugo um imóvel próximo para isso e deixo o local pronto para receber a unidade”, garantiu o atual chefe do Executivo, Donisete Braga (PT).

Para o gestor municipal, apesar do anúncio de ontem, a Prefeitura está receosa e prefere aguardar os futuros posicionamentos oficiais da Pasta. “Fico preocupado porque ano que vem é eleitoral. E o governo estadual pode mudar seus planos”, ponderou.

 

 

Estado quer ajudar custeio de câmeras

Um dos pontos levantados pelo secretário Fernando Grella Vieira foi a intenção do governo estadual em colaborar com verba para a implementação do sistema de videomonitoramento que vem sendo projetado pelo GT (Grupo de Trabalho) de Segurança do Consórcio Intermunicipal.

Serão 60 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da região, próximos de divisas e vias de grande circulação, além de uma central. O custo estimado é de R$ 20 milhões.

“O secretário colocou a Pasta à disposição para discutir a participação do governo estadual neste projeto”, avaliou o coordenador do GT, Benedito Mariano.

O projeto técnico das câmeras deverá ser concluído na próxima semana, em encontro entre os secretários de Segurança Urbana da região, e serão apresentados aos prefeitos em agosto.

No sistema que será usado, os equipamentos conseguem detectar, por meio da placa, se o veículo foi furtado ou roubado, além de outras irregularidades e infrações.

Grella também reforçou que a Pasta vai abrir o uso do Infocrim – banco de dadas e estatísticas criminais baseadas nos registros de ocorrência feitas elas polícias – às cidades que ainda não têm acesso, como Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “A população quer trabalho integrado das polícias e dos órgãos de segurança com o poder municipal. Acreditamos nessa forma de trabalho”, disse Grella.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;