Nacional Titulo
Empresa é multada em R$ 50 mi por desastre ambiental
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
01/04/2003 | 13:50
Compartilhar notícia


A empresa Cataguazes Celulose, responsável pelo desastre ambiental que causou pelo vazamento de 1,2 bilhão de litros de lama contaminada por produtos químicos, em Minas Gerais, na madrugada do último sábado, foi multada nesta terça-feira em R$ 50 milhões pelo Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Em decorrência da contaminação das águas dos rios Pomba e Paraíba do Sul, as cidades de Santo Antonio de Pádua, Miracena, Aperibé, Cambuci e o distrito de Portela, em Itaocara, tiveram o abastecimento de água suspenso.

A Secretaria de Defesa Civil disponibilizou seis carros de 35 mil litros de água do Corpo de Bombeiros para a região, além de contar com 15 carros-pipa contratados pelo Estado e de outros que trabalham para as cooperativas de leite da região.

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, inspecionou, nesta terça-feira, de helicóptero, o município de Santo Antônio de Pádua, o mais atingido pelo desastre ambiental que contaminou as águas do rio Pomba, que corta a região noroeste e deságua no rio Paraíba do Sul, o mais importante do Estado do Rio de Janeiro.

Kelman chegou à cidade acompanhado do vice-governador e secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luís Paulo Conde. Os dois se reúnem com o prefeito da cidade, Luiz Fernando Padilha e técnicos da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), da Serla e da Defesa Civil para analisar os problemas causados pelo acidente, que já matou peixes e animais de grande porte em cerca de 21 fazendas da região.

Ministra – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu nesta terça à Petrobrás bóias de contenção de substâncias para tentar controlar a situação nos rios Pomba e Paraíba do Sul. Marina também informou que técnicos irão trabalhar na remoção de resíduos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;