Economia Titulo
UE e Parlatino debatem integração comercial e imigração
Da AFP
19/05/2003 | 11:52
Compartilhar notícia


Mais de 90 deputados da União Européia (UE) e do Parlamento Latino-americano (Parlatino) analisarão durante três dias, em Bruxelas, a partir desta terça-feira, as perspectivas da integração comercial e os problemas da imigração entre ambas regiões.

A conferência será co-presidida pelo atual presidente do Parlatino, o brasileiro Ney Lopes, e o vice-presidente do Parlamento Europeu, Alonso Puerta, e a ela também assistirá o presidente da União Interparlamentar Mundial, Sergio Páez.

Os participantes da 16ª Conferência Interparlamentar UE-América Latina, que é realizada a cada dois anos, dedicará a edição deste ano à revisão dos processos de integração econômica em ambas regiões, com especial atenção aos processos de liberalização comercial entre a UE e várias regiões latino-americanas, e à atual negociação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca), cujo processo de formação sofre com as reticências por parte do Brasil.

A UE firmou acordos de associação que incluem o livre comércio com o México e o Chile e atualmente negocia outro do mesmo tipo com o Mercosul. Com estes acordos, a UE segue um "critério de seletividade" ao "privilegiar os países cujas economias tenham passado um limite de estabilidade", indicou o senador chileno Alejandro Foxley no informe que apresentará esta terça-feira.

O crescente problema dos fluxos de migração dos países latino-americanos para a Europa e os deslocamentos de população dentro de países em conflito como a Colômbia também serão alvo de análises.

Além da Colômbia, Equador e Argentna são os países latino-americanos que possuem mais problemas migratórios, segundo o informe que o deputado espanhol Fernando Fernández Martín apresentará na quarta-feira.

As partes também analisarão também as relações políticas birregionais, que pretendem reforçar com os acordos de associação e de diálogo político e cooperação que a UE negocia atualmente com a Comunidade Andina e os países centro-americanos.

Os parlamentares europeus também vão realizar nesta quarta-feira reuniões bilaterais com seus colegas do México, Mercosul, Chile, Venezuela, Comunidade Andina e Parlacen (Parlamento Centroamericano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;