Nacional Titulo
Falta de iodo na dieta pode causar deficiência mental
Por Do Diário do Grande ABC
25/10/1999 | 14:39
Compartilhar notícia


A carência de iodo na dieta dos brasileiros está provocando, especialmente entre crianças e adolescentes, uma incidência alarmante de deficiências mentais, problemas de aprendizagem e bócio (hipertrofia da glândula tireóide).

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde entre 1994 e 1995 e divulgada pelo Correio Braziliense nesta segunda-feira, constatou que dos 179 mil estudantes examinados em 428 municípios de todo o país, 59 mil apresentavam deficiência de iodo e, entre eles, 9 mil sofriam uma carência aguda desta substância no organismo.

``Embora as manifestaçoes mais alarmantes ainda nao sejam observadas, as conseqüências aparecerao no futuro', advertiu a endocrinologista Denise Franco, da Fundaçao Hospitalar do Distrito Federal, responsável por um programa que estuda os efeitos da falta de iodo no organismo. ``É inaceitável que haja carência de iodo em qualquer naçao civilizada', acentua.

O problema é particularmente grave em crianças menores de cinco anos, já que o organismo ainda está em formaçao, o que traz altos riscos de deficiência mental.

No Paraná, cerca de 35% dos alunos das escolas municipais nao conseguiram superar o mínimo exigido, índice duas vezes superior à média nacional.

Em algumas cidades o problema já é endêmico. Dos 32 alunos de uma escola em Ventura, cinco sao deficientes mentais, dois sao surdos-mudos e os demais têm dificuldades para aprender. A populaçao mais pobre, sem recursos e alternativas alimentares que compensem a falta de iodo, é a mais afetada. Os estados onde a situaçao é mais agravante sao Acre, Amapá e Tocantins.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;