Economia Titulo
Violência altera risco-país, diz ministro da Justiça
Do Diário OnLine
22/05/2003 | 14:57
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse nesta quinta-feira que a violência altera o risco-país, termômetro da confiança do investidor estrangeiro no Brasil.

Em entrevista à Rádio CBN, o ministro explicou que a falta de segurança pública é o primeiro entrave para o crescimento do Brasil.

Segundo Bastos, a criminalidade deve ser combatida com a prevenção. O ministro acrescentou ainda que as reformas penitenciária e na Justiça são essenciais para melhorar a segurança nacional.

Coaf - Durante a abertura do 15º Fórum Nacional do BNDES, no Rio de Janeiro, Bastos anunciou a reestruturação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), responsável pelo combate à lavagem de dinheiro.

Segundo o ministro, atualmente o órgão tem uma posição “absolutamente estática” e somente em casos isolados o país consegue recuperar dinheiro de origem ilícita. O Coaf criará um cadastro único de correntistas e varas específicas para os julgamentos de crimes de lavagem de dinheiro.

Thomaz Bastos também criticou o sistema penitenciário, classificando-o como "trágico", e defendeu a adoção de penas alternativas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;