Palavra do Leitor Titulo
Turismo de negócios

São Paulo é a cidade que reúne o maior número de eventos...

Por Dgabc
21/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

São Paulo é a cidade que reúne o maior número de eventos e feiras de negócios no Brasil. O circuito de feiras de negócios paulista, o mais importante da América Latina, é o principal segmento de um turismo específico, o de negócios, que atrai interessados em conhecer ou mostrar mais sobre as áreas em que atuam. Segundo estatísticas do setor, os eventos oficiais são visitados por mais de 4 milhões de pessoas por ano e geram cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos.

Um bom exemplo é a Feira da Apas - 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que foi realizada na última semana, no Expo Center Norte. Os maiores nomes do varejo nacional e internacional se encontraram em São Paulo para troca de experiências e realização de negócios.

O tema deste ano foi Colaboração - Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor, propondo reflexões e indicando caminhos para o setor supermercadista. A colaboração se refere ao compartilhamento de expressões e opiniões que, somadas, criam valor estratégico e competitivo. Todo mundo fala. Todo mundo se expressa. Cada indivíduo (consumidor, indústria, fornecedor, órgãos governamentais) tem o seu espaço. O desafio para o varejo é saber interpretar esse conjunto de ideias e transformá-lo em inteligência compartilhada.

Anualmente, a Feira da Associação Paulista de Supermercados reúne toda a cadeia do abastecimento para avaliar, repensar e discutir os rumos do varejo. São esperados mais de 72 mil visitantes e mais de R$ 5 bilhões em negócios realizados.

Mas o turismo de negócios movimenta o setor de serviços como um todo. Hotelaria, transporte, restaurantes, lojas, entre outros, recebem novos clientes, o que é muito bom. Por outro lado, São Paulo chega ao seu limite e essa situação pode se agravar com a realização da Copa do Mundo em 2014.

Por isso, é importante estar preparado para comportar a demanda gerada com todos os eventos e tomar algumas medidas que possam aumentar o potencial turístico, como investimentos em infraestrutura de aeroportos, hotéis e mobilidade urbana.

Orlando Morando é deputado estadual e vice-presidente da Apas.

PALAVRA DO LEITOR

Semasa

Tenho lido quase diariamente neste Diário notícias sobre a corrupção no Semasa, e até agora não entendi como no País da burocracia alguém atende telefonema, aceita como verdade absoluta e contrata uma pessoa para ganhar R$ 100 mil por mês, sem nenhum documento. Justamente neste País, onde o aposentado tem de comparecer ao banco para provar que está vivo. Como pode? Não estou dizendo que houve ou não corrupção porque, pelo que tenho entendido, esse não é o foco principal. Pelo meu entendimento, por enquanto, só está se querendo provar se o prefeito indicou ou não o tal advogado. E sobre a corrupção em si? Quem foi extorquido? Por que esses que foram extorquidos não vêm depor, denunciar? É tudo muito estranho, muito confuso! Quer dizer que no governo basta alguém telefonar e logo é contratado com essa fortuna sem nenhum questionamento? Então, por favor, vou ver se alguém liga e me arruma emprego assim. Eu também quero!

Eliza Mançano Leporati, Santo André

Resposta

Em referência à carta do leitor Donizete Aparecido de Souza (Sem esperança, dia 16), esclarecemos que a infração foi registrada na Rua Alpont, que faz travessa com a Avenida Manoel da Nóbrega, no Jardim Capuava. A Rua Manoel da Nóbrega está localizada no Jardim Miranda D'Aviz, que fica a, aproximadamente, seis quilômetros do local do registro. Quando é o caso, o ressarcimento de valores pagos indevidamente é realizado mediante abertura de processo administrativo, o que deve ser encaminhado pessoalmente pelo beneficiário na Secretaria de Mobilidade Urbana, à Rua Cineasta Glauber Rocha, 70.

Prefeitura de Mauá

Com ou sem PT?

Ailton Lima, vereador do PTB de Santo André, disse que a cidade não quer mais o PT na administração. De qual Santo André ele está falando? O PT governou o município de 1989 a 1992 e, depois, de 1996 a 2008. Somando os quatro mandatos, foram 16 anos. Podemos assim verificar que dos 459 anos, o PT administrou 16, enquanto eles, 443. Os moradores de Santo André não querem mais, vereador, é administração que não sai das manchetes policiais. O PT, sem dúvida, não conseguiu sanar todas as necessidades, melhorias, a questão da Saúde, do transporte, da mobilidade etc. O País foi administrado durante 502 anos com o mesmo pensamento político e ideológico dos que estão na administração em Santo André. O atual prefeito se elegeu com única proposta: fazer da Saúde a melhor do planeta. Não vou pedir para virarem a página, mas peço para que voltemos a dar continuidade aos programas de governo, escritos com seriedade e com a participação da sociedade. O PT, nobre edil, é e sempre será o nosso partido, pois foi criado com nossas próprias mãos, com luta.

Vilmo Oliver Franchi, Santo André

São Caetano

Gostaria de registrar minha insatisfação com a Prefeitura de São Caetano. Em 23 de janeiro, solicitamos o conserto da calçada em frente à nossa garagem, na Rua Pará, 206, Centro. O prazo seria de 30 dias. Passado esse tempo, sem a execução do serviço, fomos informados de que o prazo não era 30, mas 60 dias. Passados os 60 dias, simplesmente nos disseram que iam tomar providências, sem demonstrar nenhum interesse. ‘Deveríamos aguardar!' Em 18 de abril, ligamos para a ouvidoria. Esperamos mais umas duas semanas e nada. Quem sabe, com esta carta, os distintos funcionários da Prefeitura, que por acaso são pagos com o suado dinheiro de todos nós - os distintos contribuintes -, se darão ao trabalho de cumprir com sua obrigação e consertar a calçada! Não tenho nenhuma dúvida de que, se a obrigação fosse nossa, a Prefeitura teria meios eficazes de fazer-nos não perder os prazos! Queremos, acima de tudo, registrar nosso desalento, porque se nem a ouvidoria tem capacidade de dar retorno e realmente acompanhar de perto falha de outro setor, a quem vamos apelar? Ministério Público para consertar calçada?

Márcia Chinelato, São Caetano

Inclusão

São Caetano é a primeira cidade do País em acesso à internet, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas. Segundo o levantamento, intitulado Mapa da Inclusão Digital, 74% dos domicílios da cidade estão conectados. Outras cidades do Grande ABC também ficaram bem posicionadas no ranking, que levou em conta todos os 5.565 municípios do País. Parabéns à administração são-caetanense por mais esse excelente presente à população.

Fernando Zucatelli, São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;