Política Titulo
Bispo Rodrigues será acusado de desviar dinheiro da Loterj
16/05/2006 | 08:32
Compartilhar notícia


Preso na Operação Sanguessuga, acusado de receber verba pública destinada à compra de ambulâncias, o ex-deputado Carlos Rodrigues (RJ), conhecido como bispo Rodrigues, será acusado em mais um processo judicial. Ele renunciou ao mandato depois que Roberto Jefferson (PTB-RJ) o apontou como beneficiado pelo mensalão.

No relatório do delegado Milton Olivier, o ex-líder do PL será acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva e apropriação indébita, entre outros crimes. Pelo inquérito, ele recebeu dinheiro desviado da Loterj, além de ter ficado com parte dos salários de assessores que empregou na autarquia.

A verba desviada saía como recurso publicitário, o que justificaria o seu aumento vertiginoso no ano de 2002, quando foram utilizados R$ 20 milhões, ou 38% da arrecadação de R$ 52,7 milhões. O normal seria um gasto máximo de 10%. Apesar deste aumento de despesa, a venda das raspadinhas cresceu apenas 2,5%.

Agência – Oficialmente o dinheiro saía da Giovanni, agência de publicidade da Loterj, para a Job, empresa de outdoors, e parte dele chegava às mãos do então deputado Antônio Valdeci Paiva, também bispo da Igreja Universal. Assessores do parlamentar, assassinado em janeiro de 2003, garantem que os recursos eram repassados ao então líder do PL, bispo Rodrigues.

Para o delegado Olivier, os desvios que ocorriam na Loterj podem ser o motivo do assassinato de Valdeci. Até hoje, acredita-se que a morte dele tenha sido encomendada pelo deputado estadual Marcos Abrahão, suplente da vítima.

A investigação também juntou indícios de que alguns empregados da Loterj, que tinham sido indicados pelo bispo Rodrigues, tiveram parte de seus salários confiscada pelo ex-deputado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;