Cultura & Lazer Titulo
Homenagem ao vivo
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
01/02/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


 

Luc Moullet merece ser reverenciado. Grande influência e um dos expoentes da corrente cinematográfica Nouvelle Vague, ele é conhecido pelos amantes da sétima arte por ter seu nome citado em discussões sobre a história do cinema. A obra do diretor e crítico francês é relembrada na inédita retrospectiva ‘Luc Moullet, Cinema de Contrabando', que abre amanhã no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651), em São Paulo. Os ingressos custam R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6. O evento ocorre de maneira simultânea neste mês no Rio de Janeiro e em Brasília.

A homenagem é oportunidade única para assistir suas interessantes produções nas telonas. A programação conta com cerca de 40 títulos entre longas e curtas-metragens e obras elaboradas para a televisão. Apesar da série de atrações, o grande destaque da mostra é a presença do próprio Moullet. Em participação especial, ele conversa com o público no dia 16, a partir das 19h30.

O trabalho como crítico de cinema na lendária revista ‘Cahiers du Cinéma' parece ter lhe dado suficiente conhecimento de causa para analisar os passos de outros grandes nomes. Atrás das câmeras, o estilo no qual mistura diferentes percepções visuais em meio a situações absurdas nas histórias filmadas sempre chamou a atenção. Não à toa, ele se define como um cineasta cômico.

PROGRAMAÇÃO

Apesar da importância de Moullet nos rumos do cinema francês ser confirmada por figuras como Jean-Luc Godard, Claire Dennis e Jean-Marie Straub, seus trabalhos nunca tiveram grande destaque no Brasil. A lista de produções a serem exibidas consegue circular entre diferentes gêneros: comédias, romances, dramas, westerns e documentários, entre outros.

A programação será aberta amanhã, às 18h, com sessão de 'Obra-Prima?', 'Jean-Luc Segundo Luc' e 'O Homem da Ravina'. Datado de 2001, este último trata-se de obra do diretor compatriota Gerard Courant em que ele acompanha o homenageado pelos alpes franceses, que ele utilizou como cenário em alguns de seus filmes.

Mais tarde, a partir das 19h30, a sessão mistura as produções 'Terras Negras', 'O Litro de Leite', 'Algumas Gotas a Mais', 'Um Bife Passado do Ponto' e 'Capito?'. Toda a programação é recomendada para maiores de 14 anos.

Filmes como 'O Fantasma de Longstaff', 'A Valsa da Mídia', 'Os Contrabandistas', 'As Poltronas do Cine Alcazar', 'Uma Aventura de Billy The Kid' e 'Brigitte e Brigitte' também serão exibidos no centro cultural.

Um detalhe de 'Luc Moullet, Cinema de Contrabando' é que Moullet pediu para que o longa norte-americano 'Vontade Indômita' (1949), de King Vidor, tivesse uma sessão. Motivo: o filme serviu como tema do livro 'Le Rebelle de King Vidor - Les Arêtes Vives', ainda inédito em português.

A obra abrangente, premiada e repleta de bom humor, faz de Luc Moullet um dos inesquecíveis nomes do cinema mundial. A instigante mostra em respeito ao seu legado ganha pontos por ser exibida com o homenageado ainda vivo - e melhor, presente na celebração.

A programação completa pode ser vista no site do Centro Cultural Banco do Brasil, no espaço referente a unidade de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;