Memória Titulo
Um celeiro de craques, o São Bernardo Tênis Clube

Era 1960. O São Bernardo Tênis Clube acompanhava os novos tempos do esporte e formava uma bela...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Era 1960. O São Bernardo Tênis Clube acompanhava os novos tempos do esporte e formava uma bela equipe infantil de futebol de salão, modalidade novata então. E a sua equipe participava de um campeonato organizado pela TV Record, com transmissão ao vivo das partidas nas manhãs de domingo.

A equipe do Tênis sagrou-se vice-campeã daquele certame e entre os craques contava com o avante Coppini, que depois se tornaria jogador profissional de futebol, com brilhante carreira no Saad, de São Caetano.

A foto pertence ao acervo de Bruno Guazzelli e foi enviada à coluna por Roberto Pelosini, nosso colaborador. Em pé: Leonardo Zanini, Silvinho de Oliveira Lima (futuro presidente do Palestra de São Bernardo), Armandinho Zoboli, Ari Barrotti e Bruno Guazzelli (o Baby).

Agachados: Osmar Margonari, Roberto Borba (com quem fizemos o curso de admissão ao ginásio no Instituto João Ramalho), Carlos Eduardo Coppini Blun e Ceneia.

Nossos cocheiros

De São Caetano, uma relíquia enviada pelo escritor Mário Dal'Mas: a carta de cocheiro de Eugênio Morelato, emitida pela Prefeitura de São Bernardo em 1919 e que traz a assinatura do prefeito Saladino Cardoso Franco.

Reparem na carta: Eugênio Morelato era autorizado a dirigir qualquer veículo puxado por cinco animais.

E quem foi Eugênio Morelato? Os dados estão no verso da sua carta de cocheiro. Em 1919 ele estava com 25 anos. Sua profissão era a de carroceiro. Residia na Vila de São Bernardo. Era brasileiro.

No verso aparece também a assinatura de José Lobo, o recebedor de impostos da Prefeitura de São Bernardo. Lobo, um dos homens de confiança do governo municipal na primeira República.

OS MORELATO

Há registros da presença da família Morelato em São Bernardo já na década de 1910.

EM 19 DE MAIO DE...

1859 - José Carlos Dias, o Juca Dias, nasce em Santo André. Foi o primeiro professor a lecionar em Santo André, em 1880. Era também músico: tocava flauta.

1919 - Fundada a Sociedade Rural Brasileira.

1929 - Johnny Alf nasce na Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Cantor, compositor, pianista, Alf vive desde fevereiro de 2007 em Santo André. Com seu nome e talento, dá visibilidade ao coral do Hospital Mário Covas e vem recebendo de seus colegas cantores voluntários do hospital, médicos e diretores uma atenção importantíssima altura da vida. No fim de maio, Johnny Alf fará temporada no Sesc Pompéia.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

1897 - Fundação de Dourado, chamada de "Cidade Coração", por estar geograficamente no ponto mais central do Estado.

1991 - Localidade quinhentista, ligada a João Ramalho, Bertioga separa-se de Santos.

1991 - Área agrícola desde o século 18, Hortolândia torna-se município, separando-se de Sumaré.

1991 - Saltinho, ex-distrito de Piracicaba, realiza plebiscito e é promovido a município.

HOJE

Dia do Defensor Público.

SANTOS DO DIA

Crispim de Viterbo, Ivo e Prudenciana.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 19 de maio de 1979

Manchete - Congresso rejeita emenda Montoro (Franco, senador do MDB) de eleições diretas

Sindicalismo - Lins, Marcílio e Lula reassumem seus cargos nos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Caetano, Santo André e São Bernardo.

Mauá - Famílias pedem água para o bairro Cerqueira Leite.

Santo André - Começa a se formar uma nova favela no número 2.500 da Avenida Queirós Filho, em Vila Humaitá.

Editorial - Legislativo andreense mais perto da cova

Acidente - Incêndio e um ferido no Hospital Municipal de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;