D+ Titulo
O que pode e o que não pode? Confira dicas:
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Em casa

RESPEITO - Não é por que é seu território, que a educação pode ser trancada no quartinho da bagunça. Respeite a família e as pessoas que trabalham na sua casa.

VISITAS - Mesmo que a visita não seja para você, cumprimente as pessoas e peça licença para se retirar.

DESCONECTE - Se decidir ficar, esqueça o computador, a TV e o celular. Aproveite a chance para interagir com todos. Não há nada mais desagradável do que ser ignorado.

BARULHO - Seja o mais silencioso possível para não atrapalhar os moradores da sua casa e os vizinhos. Regule o volume da TV e do som. Se dividir o quarto e precisar acordar mais cedo, separe na noite anterior o que vai usar para não fazer ruído. Se o computador ficar lá, respeite o horário de sono.

 

Nos relacionamentos

DISCUSSÃO - Não é educado se intrometer e dar palpite na conversa dos outros se não for chamado. Isso serve para todos.

LINGUARUDO - Controle-se para não falar mal de ninguém. O mundo é tão global que o que disse sobre alguém pode se espalhar e colocá-lo em situação complicada.

INVASÃO - Jamais fuce no e-mail, celular, diário e outras coisas pessoais que não são suas. A regra também vale para namorados. Isso é invasão de privacidade.

GRAVE - É inadmissível colocar os pés no sofá fora da sua casa, abrir a geladeira na casa do outro e embalagem no mercado, além de pegar o que não é seu sem pedir.

CALMA - Evite gírias e palavrões. Fale baixo e olhe nos olhos do interlocutor. Responda quando for chamado e ajude se precisar.

 

Em locais públicos

PREFERENCIAL - Se há cadeiras ou vagas reservadas para pessoas com algum tipo de necessidade especial, a regra deve ser respeitada e ponto final. Irrita muito ver esses lugares tomados por caras-de-pau que fingem não perceber a situação.

FONE - É importante repetir: ninguém merece ter de ouvir som alto ou conversa telefônica do outro. Não tem desculpa,: fale baixo e use o fone de ouvido sem deixar vazar.

SUJEIRA - A menos que seja porcão assumido, cuide da limpeza dos locais públicos da mesma forma que cuida da sua casa. Facilite a vida dos funcionários da limpeza.

ESCÂNDALO - Ser discreto é uma das regras de etiqueta mais importantes. É desagradável ter de aguentar quem grita no shopping e na rua ou fala alto no cinema.

 

Com eletrônicos

HORA CERTA - O botão desligar existe para ser utilizado, principalmente no médico, igreja, cinema e escola. Tenha bom-senso para usar computador e celular.

NEM UM POUCO - Não é legal pedir para usar o computador ou qualquer outro aparelho eletrônico quando vai à casa de outra pessoa. São objetos pessoais. Controle-se.

FOTO - A mania de fotografar tudo cria situações constrangedoras. Peça autorização antes de fotografar alguém e pergunte se a imagem pode ser publicada. Além disso, não fotografe no cinema nem na aula.

NÃO PODE - Muitos deixam a rede wi-fi aberta sem querer, mas não é por isso que pode ser usada por outro. É o mesmo que roubar. Também não pode compartilhar a conexão de banda larga. Há multa para isso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;