Setecidades Titulo
Diadema anuncia entrega de 'Quarteirão'
Por Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
17/05/2008 | 07:03
Compartilhar notícia
Fernando Nonato / DGABC


Após cinco anos, a Prefeitura de Diadema finalmente vai inaugurar, no próximo dia 26, às 15h, o Quarteirão da Saúde. O megacomplexo hospitalar terá quatro pisos e cerca de 20 mil m² para atendimento ambulatorial e de média complexidade. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou presença no evento.

Segundo a coordenadora da unidade central municipal de regulação, Cinthia Sampaio Cristo, foram investidos R$ 70 milhões em obras e equipamentos para garantir 13 mil atendimentos mensais já no primeiro ano de funcionamento. Só na área de fisioterapia, por exemplo, as consultas podem chegar a 10 mil por mês.

O complexo contará com ambulatórios para atender 26 tipos de especialidades médicas, além dos centros de diagnóstico por imagem, de endoscopia, de odontologia e de cardiopulmonar. "Todos os serviços estarão em operação no dia 2 de junho, quando o quarteirão será aberto à comunidade", esclarece Cinthia.

De acordo com a coordenadora, o ambulatório atenderá somente casos encaminhados, diferentemente do pronto-socorro, que será aberto à população 24 horas. "No primeiro momento, o centro funcionará das 8h às 17h e a capacidade inicial de equipamentos é ideal para atender toda a demanda de Diadema. O ambulatório terá agenda regulada, ou seja, só encaminhados."

O número de procedimentos clínicos terá um aumento de cerca de 25%, o que significa uma capacidade de 140 mil por mês. Cinthia afirma, no entanto, que estudos da Secretaria de Saúde apontam a possibilidade de ampliar o atendimento em serviços especializados como tomografia, mamografia e ultrassonografia.

Inicialmente serão contratados cerca de 600 funcionários, os demais prestarão serviços por meio de parcerias. "Apostamos nos convênios com instituições de ensino e pesquisa, mas a administração é direta e a maior parte dos profissionais e da Prefeitura", conclui Cinthia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;